Como mensurar o seu valor

Atualizado: Jun 10

Fizemos algumas perguntas nos stories quando estávamos falando de Carreira sobre Valor e as respostas foram as seguintes:

Você se sente valorizada? Não 73%

Você sabe o seu valor? Não 62%

Você sabe se dar prioridade? Não 81%


Por isso queremos trazer alguns temas aqui para te ajudar a entender de onde vem essa falta de crença em nós mesmas, como identificar e entender o seu valor, como recordar isso sempre.

Somente em 1962 pelo Estatuto da Mulher tivemos direito à muitas coisas como ter um CPF, abrir uma conta em um banco, sem precisar de pai ou marido, ou seja, até esse ano entendia-se que precisávamos de um homem para tomar decisões importantes na nossa vida.


Mas será que esses direitos vieram para todas?

Quanto disso ainda carregamos na nossa falta de crença em nós mesmas?

Além de não se sentir valorizada ou não saber o seu valor, você se sente independente?


Bom, mais do que reflexões queremos te trazer ferramentas para você pautar qualquer discussão na sua carreira, seja empreendendo, seja intraempreendendo, enfim fazendo o que você desejar!


Vamos as ferramentas:

  • Documentário da sua trajetória: faça um documentário de toda a sua trajetória para você ter claro tudo o que você passou, como se profissionalizou, quais cursos que você fez, quais empresas você passou, quais cargos você assumiu, quais experiências você viveu, tenho certeza que você vai pensar no final: "ufa, eu fiz isso tudo!"

  • Mapa mental de oportunidades: colocar o seu nome no meio e puxar setinhas de todas as portas que você abre, tudo o que você consegue conectar a pessoa ou empresa, como exemplo: outros contatos de parceiros, empresas, fornecedores, etc..

  • Canva Proposta de Valor: Esse é um pouco mais complicado mas muito importante de fazer, porque assim você entende bem quais são os ganhos do seu cliente, o que você resolve.


O fato é: só existe uma pessoa no mundo que passou pelo o que você passou, que viveu todas as suas experiências, e faz qualquer coisa do jeito que você faz. VOCÊ!


Para ir além do seu valor profissional chamamos a Duda, maravilhosa da Ovelha Negra Intimates, para falar algumas coisas sobre o seu valor pessoal:


"Para mim, saber seu valor ou "se dar valor" são questões que residem no mesmo ponto: autoestima.


O fato de a gente se dar mérito pelas conquistas e ter autoempatia podem fazer toda a diferença nessa percepção.


Ter autoempatia é nada mais do que o ato de nos aproximarmos de nós mesmas e de estarmos presentes para nós, nos olharmos e escutarmos com compaixão.


Para exercitar a autoempatia, podemos: evitar auto julgamentos, evitar comparações e evitar o verbo dever (que implica em uma obrigação por nossa parte).


Estamos passando por um momento de muita instabilidade emocional, e muitas vezes precisamos ter força por outras pessoas, porém, se ajudar é sempre o primeiro passo pra ajudar outras pessoas.


É importante a gente repensar no que é se dar prioridade. Para mim, é colocar minhas necessidades em primeiro lugar quando penso em fazer algo por alguém: estou bem pra fazer isso?


Isso pode envolver ter uma conversa, responder alguém, seguir alguém nas redes sociais (olha o detox pelo unfollow aí)! O que você consome te motiva e te faz bem?


Por último, acredito que o se sentir valorizada é consequência de tudo isso. Quando entendemos aquilo que merecemos, sentimos que outros dão o nosso valor quanto respeitam nossa história, nosso discurso e nossa essência.


Do contrário, é importante que a gente saiba impor limites e aprenda a dizer não se não soubermos, sem medo de nos colocarmos sempre em primeiro lugar."



Por fim, complemento que para se sentir valorizada precisamos primeiro dar valor a nós mesmas, pois assim sabemos o lugar que ocupamos, e nunca duvidaremos disso quando outra pessoa por qualquer motivo julgar. Eu sei que é difícil, mas você consegue!

Vamos juntas!


Outros materiais que você pode curtir:

Ebook gratuito como cuidar das suas finanças e carreira em momento de crise

Salário x Gênero

Mulheres e Dinheiro

Quanto preciso para começar a minha empresa

© 2018 por Herbig®