top of page
  • Foto do escritorHerbig Soluções Financeiras

Como fazer uma transição de carreira mais tranquila?

Um Senhor Estagiário, filme de 2015, é um longa que pode ilustrar o tema transição de carreira. Nele Jules, Anne Hathaway, eu adoro essa atriz, é a proprietária de um e-commerce de moda que contrata Ben, Robert De Niro, o senhor do título como estagiário sênior da sua empresa.

O filme apresenta a diferença entre gerações, já que Jules representa os millennials e Ben os baby boomers. Ocorre que Ben trabalhou durante 40 anos na mesma empresa e se aposentou. Já seus colegas de equipe são pessoas de 20 e poucos anos que não permanecem muito tempo na mesma empresa e estão sempre em busca de novos desafios. Se identificou?


Portanto, é esperado que uma pessoa que nasceu após 1980 mude de carreira algumas vezes durante a vida. Afinal, uma das principais características da geração Y é a mobilidade, logo você não está perdida! É só uma pessoa tentando descobrir o que te move.


Outra característica dos millennials é ter um trabalho com propósito, somente pagar as contas não é o suficiente, como foi para as gerações anteriores. Essa geração quer sentir que estão fazendo a diferença e colaborando com a sociedade de alguma forma. Característica que está sendo potencializada pela geração Z.


Essa introdução toda foi para dizer que mudanças são um processo natural, bem-vindas e necessárias, em alguns casos. E que, se o bichinho da transição de carreira te picou, abrace esse novo momento de sua vida com muito amor.



Será que preciso mudar de empresa, empreender ou mudar de carreira?


Em Um Senhor Estagiário Jules decidiu empreender, pois percebeu que poderia criar um modelo de negócio que atendesse uma demanda de mercado, no caso permitir que mulheres comprem roupas do seu tamanho online, por isso fundou o site de moda Sob Medida.


Ben resolveu dar um tempo na aposentadoria e voltar para o mercado de trabalho, para tal entrou numa empresa de tecnologia e, consequentemente, abraçou uma nova carreira. Mas, sempre dividindo um pouco do seu conhecimento com os demais colegas de trabalho do Sob Medida.


No decorrer da narrativa alguns CEOS estavam dispostos a mudar de empresa para administrar o negócio da Jules, que não estava dando conta da empresa, dado que seu negócio cresceu rapidamente em pouco tempo. Assim, eles iriam mudar de empresa para remodelar o Sob Medida segundo sua expertise.


Então, se a sua dúvida é não saber se você deve somente mudar de empresa, empreender ou mudar de carreira, a resposta é, DEPENDE. Pois, a mudança precisa fazer sentido para você. Logo não existe certo ou errado, mas o que mais atende às suas expectativas. Se for mudar, mude, se não estiver preparada, não precisa mudar só porque estão te pressionando nesse sentido. Ou, porque todas as pessoas em sua volta já fizeram alguma transição de carreira.


Você não é obrigada a nada!


Além disso, nenhuma mudança é definitiva, a rota sempre pode ser recalculada, toda vez que o destino não estiver agradando. Como já falamos aqui no blog, a idade não nos define, o que determina quem somos é a nossa percepção de nós mesmas. Nossa, que profundo!



Expectativas


Eita! Palavrinha que, geralmente, atrapalha o nosso crescimento. Pois, aprendemos uma ideia equivocada do que é sucesso. Já que relacionamos sucesso com posse. Mas, isso não é totalmente culpa nossa. Dado que a literatura, cinema, TV e, atualmente, redes sociais nos apresentam várias histórias nesse sentido. Onde a realização está ligada a bens materiais.


Entretanto, nem todas as pessoas se encaixam nessa narrativa, já que a medida de sucesso pode mudar conforme a criação, ambiente familiar, comunidade, entre outras variáveis.


Assim, faça uma lista do que você considera sucesso. Descreva o trabalho dos seus sonhos, como ele deve ser, sua relação com os colegas de trabalho. Enfim, coloque no papel tudo o que espera da sua carreira no futuro.


Depois, tente inserir pequenas mudanças em sua vida para entender se está no caminho certo, não tenha medo de mudar a rota e tentar novos caminhos.

Não se sinta culpada caso mude de opinião, visto que nossas opiniões mudam conforme evoluímos.

Mudança para que te quero?


No decorrer da vida vamos passar por diversas transformações, sejam impostas ou por escolha. Que o Universo nos livre das impostas, mas a pandemia está aí para provar que elas acontecem sem aviso prévio.

Já falamos um pouco sobre os motores da mudança e como aprender com ela. No artigo apresentamos alguns fatores que nos empurram na direção da mudança. Bem como não sucumbir diante de decisões que, às vezes, devem ser tomadas de imediato. Afinal, existem circunstâncias que precisam de uma solução para ontem. Nem tudo dá para ser planejado.


Precisamos estar abertos às renovações e confiar no processo. Afinal de contas, podemos ser surpreendidas positivamente. Se der errado é aprendizado, jamais um fracasso. Uma vez que, a única forma de saber se terá êxito é tentando.



Depois de avaliada a decisão quais são os próximos passos?


Planejamento, para quem gosta de planejar e mergulhar, para quem tem sede de mudança. Brincadeiras à parte, o planejamento é o caminho mais adequado para quem deseja uma transição de carreira mais tranquila. Pois, ele permite visualizar os próximos passos e evitar surpresas indesejadas.


Além do mais, até se estabelecer na nova carreira é necessário ter uma reserva para cobrir despesas básicas. Dado que o processo de transição tem muitas variáveis até você encontrar seu novo lugar de brilhar.


Outra atitude que pode ajudar no processo é conversar com pessoas que atuem na área que você deseja migrar. As redes sociais têm grupos onde você pode compartilhar experiências com profissionais de outras áreas, caso não conheça ninguém para trocar figurinhas.

Essas pessoas podem dar dicas de instituições para fazer cursos, como é o mercado de trabalho, como encontrar a vaga dos sonhos, entre outras dicas que é sempre importante saber antes de se aventurar em novos caminhos.

Como a Herbig pode contribuir com a sua transição de carreira?


Através da nossa mentoria de transição de carreira, te guiaremos nessa nova jornada, auxiliando desde desengavetar aquela ideia de negócio, até no planejamento financeiro que vai possibilitar uma transição mais equilibrada.


Na nossa mentoria você vai receber mentoria, ter acesso a conteúdos e informações para conseguir visualizar todas as opções e caminhos a serem seguidos. Pois, nosso objetivo é te orientar nesse momento tão importante de sua vida e carreira.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page