top of page
  • Foto do escritorHerbig Soluções Financeiras

Qual o melhor momento para começar a empreender?

Atualizado: 17 de ago. de 2021

A idade não deveria impedir ninguém de começar a empreender, mas é uma pergunta que muitas pessoas fazem. Algumas se sentem ultrapassadas, ou velhas para iniciar um novo negócio. Ainda, têm as que sentem que já passou o momento de mudar de carreira ou trabalho.


Afinal, o que significa ser jovem? Ou ser velho? Não se trata da forma como enxergamos o mundo? Que nos conectamos com as pessoas? Ou com a gente mesmo?


Aliás, a juventude tem mais relação com a forma como pensamos, agimos e sentimos, do que com a idade cronológica. Dito isso, a idade não deveria ser um limitador, na realidade pode ser um potencializador. Já que, além de ter uma mente jovem e adaptável, a experiência e maturidade proporcionam maior capacidade de avaliação, decisão e agilidade.


Também precisamos considerar que a expectativa de vida aumenta 3 meses todos os anos, se no passado uma pessoa com 60 anos era considerada alguém em final de carreira, hoje são pessoas que estão em plena capacidade produtiva.


Dependendo de como vivemos poderemos atingir os 100, ou mais. Estamos trabalhando nesse sentido, não é mesmo? Isso significa que aos 50 anos um indivíduo está na metade de sua existência. Logo, podemos iniciar qualquer coisa do zero, dado que teremos tempo suficiente para construir e desfrutar o que idealizamos. Por isso, está na hora de abandonar crenças limitantes.


Entenda que temos tempo para realizarmos o que sonhamos, e teremos mais tempo ainda.

Portanto, podemos mudar tudo. Ou construir algo novo.


Quem topou esse desafio e alterou o rumo de sua carreira foi a empreendedora Maria Angela, que após anos atuando como corretora de imóveis decidiu montar um escritório, com duas amigas, para corretoras associadas. Vejamos como o empreendedorismo entrou na vida de Angela e transformou a sua trajetória profissional.


“Em 2000, depois de nove anos atuando como corretora de imóveis em uma imobiliária de Londrina, duas amigas e eu, resolvemos montar um escritório de corretoras associadas, por isso criamos a Consultoras Imobiliárias. Pois, acreditávamos que era importante desenvolver um trabalho em que o processo de “ganha-ganha” também fosse possível no mercado de negócios imobiliários.

Era uma época de inflação galopante, em que se comprava hoje e vendia amanhã, com prejuízo para alguns.

No início de 2003 com o trabalho aumentando uma das sócias que estava de mudança para Curitiba me incentivou a vir para iniciarmos um trabalho, com a mesma proposta. E, com 47 anos, eu, meu marido e dois filhos mudamos para Curitiba. Pois, acreditei na possibilidade de vir para “desbravar” o mercado imobiliário na Capital. Montamos a RA Consultoras Imobiliárias, uma imobiliária só de mulheres.

Hoje, 18 anos depois, continuamos com o nosso trabalho de consultoras, com a mesma proposta e feito com muita paixão. O nosso norte é o cliente ser atendido como ele merece e precisa ser.”


O que significou empreender para você?


“Quando penso sobre empreendedorismo entendo que empreender é o desejo de desenvolver seu talento de forma a entregar o melhor às pessoas, e é com esta visão que insisto em continuar empreendendo.

Meu momento de virada de chave aconteceu no momento que decidi encarar o desafio de empreender, em um lugar de total desconhecimento mercadológico e acreditando nas possibilidades.”


O desafio de empreender durante a pandemia


“Com relação à pandemia, o início do isolamento social gerou muitas incertezas e a principal foi: como ser necessária, estar presente e realizar o trabalho a distância?

Foi com estas incertezas, que buscamos ajuda e suporte para seguirmos com mais segurança. Inclusive, foi neste período que encontramos a Herbig Soluções Financeiras.”


A contribuição da Rede Herbig


“A Rede Herbig surgiu no período da pandemia, junto com a Herbig Soluções Financeiras. Lá, encontrei um centro de aprendizado e de empatia, que é uma constante no grupo. Assim como, o desejo de compartilhar experiências e dividir o saber é admirável, entre as pessoas do grupo!

A Rede Herbig se tornou fundamental, visto que quando pessoas que atuam em diferentes atividades profissionais, com situações semelhantes em dificuldades ou de fluidez se encontram e apontam caminhos alternativos. Que passam a ser possibilidades viáveis para outros.“


A Maria Angela começou a fazer parte da Rede Herbig depois de participar de um mentoria de finanças empresariais com a gente!


Agora você pode estar se perguntando…


Como saber se estou pronta para ter um negócio para chamar de meu?


Veja alguns sinais de que você está pronta para começar a empreender.


Necessidade de aumentar a renda


Se esse é o seu objetivo, saiba que você não é a única, já que ganhar mais dinheiro é um dos principais motivos para começar a empreender. Seja para gerar ou completar a renda, ter um negócio é uma alternativa para gerenciar os próprios ganhos.

Desenvolver um negócio que solucione as dores das pessoas


Criar um negócio que impacte positivamente a vida das pessoas, muitas empresas surgem dessa necessidade de melhorar a vida das pessoas, solucionando dores de forma criativa e inovadora.


Realizar o sonho de empreender


Ter um negócio é a realização de um sonho, visto que para algumas pessoas o trabalho também é uma realização pessoal, ou uma oportunidade de trabalhar com o que gosta, ou de ser seu próprio chefe. Se esse for o seu caso não deixe o medo te impedir de empreender.


Continuar trabalhando depois da aposentadoria


Para algumas pessoas a aposentadoria não significa abandonar o mercado de trabalho, pelo contrário, pode ser a oportunidade de começar um negócio e continuar criando produtos ou prestando serviços com qualidade e experiência adquiridas com os anos.


Mudar de vida


Empreender pode ser o desafio que move a vida das pessoas, já que para algumas ter um trabalho fixo pode ser entediante. Claro que ter uma empresa não é tão simples quanto parece, bem como consome bastante do dia. Entretanto, se você adora solucionar diversos problemas e não tem medo de surpresas, começar a empreender pode ser uma excelente alternativa.

Aqui na Herbig acreditamos que o melhor momento para começar a empreender é quando você estiver pronta.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page