top of page
  • Foto do escritorHerbig Soluções Financeiras

Sobre empreender…

Vamos bater um papo sincero sobre o ato de empreender? Infelizmente, o empreendedorismo tem sido cada vez mais e mais romantizado, porém, por mais que amemos a liberdade que esse tipo de negócio proporcione, não podemos mentir e dizer que o empreendedorismo é a solução para todos os problemas.


Muitas mulheres, que também atuam como chefes de família, por exemplo, atualmente buscam no trabalho autônomo uma opção para alimentar sua família, ou para não terem que se submeter a trabalhos ou relacionamentos abusivos


Para você ter uma noção, 56,9% dessas mulheres estão abaixo da linha da pobreza. Nesse cenário é natural que elas vejam o empreendedorismo como uma saída mágica, mas hoje queremos ser realistas e te contar o lado nada romântico dessa empreitada.


Pontos negativos de empreender


Antes de mais nada é importante ressaltar que não queremos que esses aspectos te desencorajam, longe disso! Queremos apenas ser realistas quanto ao cotidiano de uma empreendedora.


Um dos principais pontos é o fato de que ao sair do CLT não conseguimos contar com um dinheiro exato no fim do mês, afinal as vendas podem variar gerando mais ou menos renda. Há, sim, a incerteza de quanto receberemos, porém, com planejamento e organização isso pode ser apenas um detalhe e não um problema.


Ainda falando sobre dinheiro, precisamos ser sinceras e admitir que todo negócio precisa de um certo investimento para crescer, e nem sempre teremos a bufunfa necessária para isso. Por isso, é comum nos vermos estagnadas em um determinado lugar.


E para conseguir grana precisamos do quê? Isso mesmo, clientes. Porém, acessar público nem sempre é tão fácil. Afinal, são diversos aspectos dos consumidores que precisamos conhecer para conquistar nosso público-alvo. Conhecimentos estes como marketing, relacionamento, atendimento, vendas, financeiro, jurídico e até mesmo contabilidade. Em outras palavras, são muitas responsabilidades já que estamos “sozinhas” tomando conta do próprio negócio.


Pontos positivos de empreender


Por mais que os aspectos negativos sejam um tanto quanto desestimulantes, não podemos negar que não há nada como empreender. A liberdade de poder criar o seu produto ou serviço exatamente do jeito que você quer é algo surreal!


Existem empecilhos? Sim, e muitos, mas também há a facilidade de não precisarmos prestar contas a ninguém, a oportunidade de criar a sua própria rotina e horários e ainda saber o quanto é suficiente para você trabalhar.

Poder dar a direção que você deseja para o seu negócio e ainda poder ver o impacto de todo o seu esforço mais diretamente nos seus clientes é algo recompensador. Isso sem contar que há uma rede incrível de empreendedoras que estarão sempre disponíveis para te dar suporte


Ou seja!


O resumo da farofa toda é que cada caso é um caso! Da mesma forma que o empreendedorismo pode te ajudar, ele pode te atrapalhar. Portanto, a dica é sempre parar e tentar entender o que é mais prioridade para sua vida e carreira. E se faz sentido para você, não tenha medo de correr atrás dos seus objetivos. É como diria Beyonce, bora fazer sua fundação!



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page