top of page
  • Foto do escritorHerbig Soluções Financeiras

O que uma estrela tem a ver com empreendedorismo?

Por mais estranho que possa parecer, as estrelas estão mais conectadas com o seu empreendedorismo do que você pensa. Mais especificamente, o ciclo de vida desse corpo celeste está diretamente relacionado à reserva financeira do seu negócio. Eu sei, eu sei, tudo isso está parecendo papo de louco, né? Mas nós prometemos que tudo isso fará sentido…


As estrelas são conhecidas por serem pequenos pontinhos brilhantes no céu, e, por isso, muitas vezes esquecemos que esses corpos na verdade possuem um ciclo de vida, assim como nós. No caso das estrelas, sua longevidade depende de duas coisas: da sua quantia de massa e do combustível que ela possui. Assim como a vida financeira da sua empresa!


Se você acha que seu negócio se manterá sem nenhum esforço, sentimos em te dizer que não, infelizmente as coisas não funcionam assim. A vida do seu empreendimento, tal qual uma estrela, depende da sua quantia de massa (sua reserva financeira) e do seu combustível (sua capacidade de gerar caixa).


Mas pera, o que é reserva financeira?


É o seu capital de giro, ou seja , o dinheiro que sua empresa precisa para não parar! Simplificando e colocando numa matemática mais simples, diríamos que seriam 3 meses de contas fixas pagas + o valor para produzir peças para estoque de 3 meses, se esse for o caso. (A quantidade de meses pode variar dependendo do Negócio)


E sim, nós sabemos, criar uma reserva financeira não é nada fácil. Mas, por mais difícil que seja, criar um fundo emergencial é de extrema importância para que sua empresa consiga passar firme e forte por todos os imprevistos.


Afinal, como você deve saber, eventualidades são o que mais enfrentamos no ramo do empreendedorismo. Por isso, ter um dinheiro disponível para nos ajudar a lidar com todas as dificuldades é simplesmente essencial.


Poupar regularmente é fundamental pra que você consiga criar essa "massa" necessária para sua empresa. E não importa o quanto você consiga guardar, o mais importante é você guardar! Pode ter certeza que aos poucos você verá sua reserva crescer.


E a capacidade de gerar caixa, o que é?


Bom, isso depende do lucro! Gerar caixa é fazer com que o negócio "se pague" e ainda sobre algum valor, ou seja, que venda produtos e/ou serviços que te trarão o dinheiro necessário para arcar com as despesas da empresa e sobrará para você investir.


Se você tem um bom rendimento, por exemplo, você verá isso refletido no seu caixa! E, com grana, você pode criar uma reserva financeira e até mesmo investir no seu negócio, para que ele cresça cada vez mais.


De qualquer forma, respeite a jornada do seu empreendimento!


Respeitar o ciclo de vida da sua empresa é de extrema importância caso você deseje sucesso para ela, por isso, ficar atenta a sua reserva financeira e ao seu caixa é tão importante!


E, antes de finalizar, não se esqueça de uma coisinha: tudo no universo tem suas próprias peculiaridades, por isso jamais encontraremos dois planetas iguais, por exemplo. Cada pessoa e cada negócio tem uma jornada e nenhuma delas deve ser comparada!


Respeitando seu próprio tempo, você vai longe.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page