• Herbig Soluções Financeiras

Qual o melhor meio de pagamento para receber dos seus clientes?

A pessoa gostou do seu produto/serviço e quer comprar, mas você não possui uma forma de pagamento que funcione pra ela. E aí, como você lida com esse problema?


Pois, é mana! Escolher a forma de recebimento que você terá é super importante. Ela será a responsável por facilitar a vida do cliente, consequentemente a experiência dele com a sua empresa e marca, e a mediadora dos pagamentos da sua loja ou serviço no geral.


Um outro aspecto, que também precisa ser colocado na balança, são os custos que esse meio de pagamento te causam, podem ser grandes gastos que você tem na hora da venda que já vai diretamente abatido da sua venda, e dependendo de como você disponibilizar isso para o seu cliente ainda pode ter um custo financeiro!


Por isso é essencial entender essas modalidades, e entender o peso que elas têm sobre a sua venda. Muita gente acaba fazendo um preço e às vezes até dá desconto à vista, ou por transferência, por exemplo, mas nem sabe porque está dando esse desconto.


Então minha missão aqui hoje é te fazer economizar com essa parte e fazer você descobrir o seu custo financeiro com isso, vamos lá!


Formas de Recebimento Gratuitas

Vou começar com as formas de recebimento gratuitas (lembrando sempre que seria na ótica da empresa aqui):


Dinheiro

Para quem não trabalha no digital essa é uma boa opção sempre pois não tem nenhum custo na transação.


PIX

Para quem ainda não conhece: PIX é o meio de pagamento instantâneo que o Banco Central do Brasil criou para conseguir fazer transações 7 dias da semana 24h por dia, que para Consumidor final e MEI é gratuito, e para algumas empresas maiores dependendo de onde você cria a sua chave do PIX pode ser também.


E ele é bem legal pois o cliente não tem a desculpa de “ah não consigo fazer TED agora”, “vai cair só na segunda”, o PIX é tão rápido quanto 10 segundos. Para receber pelo PIX você precisa ter sua chave cadastrada em algum banco ou contas de pagamento, vale MUITO se atentar onde for fazer para ver se é gratuito pois alguns meios estão cobrando.


Transferência bancária

Claro que essa dependendo de onde o consumidor tiver conta pode não ser gratuita para ele, mas para você é. O único ponto é que até a transferência acontecer pode levar algum tempo, então você precisará confirmar na sua conta para liberar o produto ou serviço. Isso precisa ficar claro para o seu cliente também. Uma forma boa de garantir é pedir o comprovante.


Boleto

Aqui vai depender de onde você vai emitir esse boleto. No Banco Inter, por exemplo, para quem tem conta Jurídica é permitido emitir até 100 boletos gratuitos no mês! Claro que tem que levar em consideração quantos boletos você emite por mês e se você precisa de uma integração direto com a sua plataforma.


Dependendo do banco também pode ter um custo, como o Nu que custa R$1,50 por boleto pago, o que já é muito menor do que o custo de um banco convencional que muitas vezes gira em torno de R$3,50.


Picpay/Iti/AME

Essas são formas que estão cada vez ganhando mais mercado e pelo cliente às vezes ganhar cashback na compra pode ser bem interessante para ele. Mas esses trazem taxas que podem ser até maiores que algumas outras plataformas de recebimento. É bem importante considerar também que tem uma taxa para crédito à vista e a cada parcela tem uma outra taxa que incide em cima do valor reajustado, então fiquem de olho (ensinarei ao final como saber essa taxa certinha).

Integração com Ecommerce

Tenho que dizer que esses são uns dos custos financeiros mais caros pois como eles operam na internet e processam muita informação, eles cobram caro para ter essa estrutura de segurança, e é claro tinha pouca concorrência há pouco tempo atrás, hoje em dia essas taxas vêm melhorando mas é sempre bom ficar de olho para ver qual está melhor.


Paypal

Esse meio de pagamento é bem interessante para quem fatura para outras moedas também, ele pode receber do mundo inteiro, como realizar pagamentos do mundo inteiro.


A tarifa para você receber pelo paypal que seja do Brasil é de 4,79% + 0,6, e quando você parcela ainda teria + 1,92% por parcela. É importante lembrar que eles não têm tarifa de transferência para a sua conta.


Pagseguro

Uma das mais conhecidas mas que também pode não ser interessante para quem oferece um parcelamento grande.


As tarifas são: 1,99% débito à vista por 1 ano (depois pode mudar o valor), 3,19% crédito à vista, e 3,79% parcelado + 1,41% por parcela, também considerando que incidirá no valor reajustado.


Mas nesse caso você recebe em 30 dias mesmo que seja um valor parcelado em 6x, por exemplo. Eles têm essa taxa maior pois é como se eles antecipassem seu recebível. Também é sempre possível olhar que dependendo da bandeira pode mudar o valor da taxa.


Mercado Pago

É uma forma que se integra com várias plataformas também e para receber em 30 dias tem uma parcela de 3,99% e mais o valor por parcela caso você libere parcelamento maior que 2 parcelas sem juros para o seu consumidor, conforme tabela abaixo.




Link de pagamento

Aqui muitos além dos meios citados já possuem a forma de você receber através de um link de pagamento. Você envia para a pessoa o link e ela entra e paga (aqui se for à vista recomendo ainda usar o PIX), o que já gera uma facilidade para o seu cliente.


Maquininha de cartão

Muitos bancos e também outras instituições financeiras têm essa opção que pode ter custos bem diferenciados e depende muito de negócio para negócio.


É sempre importante levar em consideração na hora da decisão se tem taxa fixa, qual a taxa de crédito e débito e qual a taxa por parcela, caso você ofereça mais do que uma parcela como condição para o seu cliente sem juros.


A questão do faturamento mínimo (pois algumas oferecem uma taxa melhor porém atrelado a um faturamento mínimo que você tem que manter caso contrário você paga uma taxa maior) e também a funcionalidade da maquininha dependendo do que você precise.


Algumas não têm internet, se conectam pelo seu celular, outras já possuem a opção de internet, que normalmente são mais caras, mas também é importante fazer um teste para ver se funciona no seu estabelecimento. Vou colocar algumas aqui abaixo para vocês compararem e verem que as taxas são as mais variadas possíveis:


  • Sumup

  • Stone

  • Bing

  • Bin

  • Rede

  • Safra

  • Get Net


Gostou das dicas? Mande suas dúvidas caso tenha ficado alguma!


Beijo da Herbig!


32 visualizações0 comentário