• Herbig Soluções Financeiras

Os 7 erros no planejamento financeiro. Você está cometendo algum deles?

Finanças é algo que deveria ser ensinado na escola, mas infelizmente ainda não é. Por conta dessa falta de conhecimento, muitas pessoas ainda cometem erros no planejamento financeiro. Quer saber quais são eles? E avaliar se por acaso você não caiu em algum e descobrir qual a solução?


Vem com a gente, porque vamos te contar tudo!




1 - O erro de começar um negócio que não é viável


Sem uma boa análise de mercado, testes, planejamento e métricas você pode gastar dinheiro abrindo um negócio e ter que fechar em menos de 1 ano.


Se quiser saber mais sobre esse assunto, tem uma conversa super bacana no nosso canal do YouTube.



2 - O erro de colocar todo o seu dinheiro na empresa


Esse é um dos erros mais comuns!


Você precisa ter um planejamento financeiro e fazer uma análise de viabilidade do negócio para entender quanto terá que colocar na empresa, e quando você terá o retorno desse investimento.


Quando você coloca todo o seu dinheiro na empresa é como se colocasse todo o seu dinheiro em um lugar só, o que aumenta muito o risco de perder.


Você precisa entender qual o risco do negócio, do mercado, do setor, e se planejar pessoalmente para conseguir administrar o negócio sem a pressão de precisar tirar todo o dinheiro da empresa.


3 - O erro de achar que para ter o negócio você só gastará com o espaço e esquecer que precisa de Capital de Giro



O Capital de Giro é uma das partes do investimento que compõe a reserva de recursos capitais de uma empresa, esses recursos precisam suprir as necessidades financeiras do empreendimento ao longo do tempo.


Calcular o capital de giro necessário é essencial para você entender o quanto precisa ter para sua empresa não parar de rodar. Se você não tem o capital necessário, pode entrar na bola de neve de dívidas, ou até ficar colocando dinheiro do próprio bolso e não ver o retorno.


4 - Erro de sair atirando para todos os lados


Sem o planejamento financeiro você fica sem foco, acaba gastando mais, e pior, muitas vezes também deixa de ganhar mais, investindo em produtos que não têm margem, ou campanhas que não trazem retorno, por exemplo.


5 - Estimar mal o mercado


Você começa e já compra o maior fogão para fazer cinco fornadas, coloca 10 mesas no salão porque vai lotar, e depois do movimento de abertura você percebe que não terá todo aquele volume que você imaginava porque num raio de 2km já tem outro concorrente.


E agora?


O contrário também pode acontecer, você faz aquela grande estratégia de lançamento e quando lança aparecem muito mais clientes do que você esperava e então não consegue atender todo mundo, prejudicando a sua qualidade de entrega e atendimento.


Uma boa análise de mercado aliado a um bom planejamento evita perdas e otimiza seus investimentos.


6 - Estimar mal a estrutura


Esse também pode ser um problemão pois comprar uma estrutura que não trará o retorno que você imagina ou traz mais do que o necessário, pode ser uma perda de dinheiro também.


Pegando o exemplo do fogão, você vai lá e compra um fogão que você acredita que fará cinco fornadas, mas ele faz dez na realidade, e então você gastou mais com estrutura do que precisava, ou o contrário, você começa com uma estrutura pequena e não consegue atender a demanda.


7 - Precificar errado


Se você já começa um negócio sem pensar nele todo, na estrutura, nos insumos, nas despesas que você vai ter, você provavelmente irá precificar errado.


A precificação não tem uma fórmula perfeita, mas é necessário começar corretamente, para evitar dificuldades de ajustar depois. Além de verificar a questão dos custos é necessário validar no mercado e entender a proposta de valor para trazer todos os argumentos e comunicação para as propostas.

...


A solução para fugir de todos esses erros está em fazer um bom planejamento financeiro antes mesmo de abrir o seu negócio, mas se você já está com o carro andando e acabou caindo em algum desses erros, também não precisa entrar no desespero.


Vem falar com a gente para saber como podemos ajudar!



23 visualizações0 comentário