• Herbig Soluções Financeiras

O Vecna de Stranger Things no mundo das finanças

Em algum momento você já se sentiu entendiado, ou até mesmo triste, a ponto de querer sair gastando seu dinheiro com milhares de coisas que você nem precisa, só pra experimentar aquela sensação gostosa de comprar algo? Nós sabemos que a resposta é sim, afinal, todo mundo já se deparou com esse vilão que faz coisas terríveis…


Conheça o Vecna de Stranger Things da vida real! Um monstro que faz com que torremos nosso dinheiro num piscar de olhos e, diferentemente da série, não pode ser derrotado apenas com sua música favorita.


Mas, calma! Conhecemos o plano infalível pra derrotá-lo, e contamos com você nessa missão. Separe sua melhor arma (calculadora) e vamos juntas nessa jornada de driblar esse vilão e parar de gastar a toa!


Não encare as compras como um prêmio

É, nós sabemos, primeiro passo difícil, né? rs. Não tem nada melhor do que comprar aquele mimo que você tanto queria depois de terminar aquela tarefa chatíssima que te levou dias. Mas, vamos ser diretas: se você não começar a se impor barreiras, a tentação sempre vai acabar te vencendo!


É normal que encaremos as compras como prêmio, afinal, trabalhamos e suamos tanto, não merecemos um presente de nós mesmas? Porém, infelizmente, não é assim que a vida funciona (mas bem que poderia rs).


Ao entendermos que sempre teremos metas a serem cumpridas, fica mais claro lidar com o fato de que a vida nem sempre é fácil, e que nem sempre possuiremos dinheiro o suficiente pra comprarmos todas as recompensas que merecemos. Afinal, todas nós temos responsabilidades financeiras a cumprir, e temos que prezar por elas, para o nosso próprio bem.


Você precisa ou você quer?

Você quer comprar por que? Da onde surgiu a vontade comprar neste momento específico? Você se deparou com algum apelo, como uma promoção com hora pra acabar ou um estoque limitado? Fica de olho!


Não há motivos pra se desesperar e sair gastando só porque “vai esgotar”! A desculpa do estoque é um recurso muito utilizado por vendedores que querem que você compre por impulso.


E, na verdade, as coisas não precisam ser assim! Sempre haverão outras oportunidades, não tem porque gastar sem pensar. É importante que você entenda se essa compra de fato cabe no seu orçamento, e ainda mais, se ela realmente é necessária pra você!


Assim, antes de adquirir qualquer coisa, separe uns dias pra entender se o item é apenas um desejo passageiro ou se é algo que você realmente precisa. Se depois de um tempo você entender que sim, vá em frente!


Pra te ajudar a entender quais são as coisas que você mais precisa, você também pode contar com a ajuda de listas pra que você consiga evitar gastos com coisas mais supérfluas.


Pesquise preços e lojas!

Pesquise, pesquise e pesquise! Pode parecer simples e até mesmo inútil, mas quem busca, estuda e compara preços consegue economizar, e muito. E nessa missão, a internet é uma grande aliada, afinal, é rápido e super fácil checar os valores das mais diversas lojas com apenas alguns cliques!


Nessa brincadeira de conferir preços você faz um grande bem a você mesmo, já que você precisa separar uns dias pra entender se os produtos que você precisa estão apresentando variações de preço ou não. Fora que, em alguns casos, você acaba encontrando descontos, ou até mesmo consegue pechinchar!


Coloque no papel suas metas e necessidades!

Por fim, mas não menos importante, pra evitar ser pego pelo Vecna do mundo das finanças é essencial que você tenha suas metas bem definidas, ou, melhor ainda, bem anotadas!


Ter seus objetivos anotados em um lugar é imprescindível pra que, antes de comprar algo no impulso, você reflita de que forma esse gasto vai afetar na conquista dos seus sonhos. Em outras palavras, é mais fácil economizar quando temos objetivos mais claros.


Sem contar que esse tipo de planejamento é importante pra você traçar suas metas com estratégias táticas que trarão bons resultados pra você!


E relaxa, nós sabemos que nem sempre é fácil se organizar e se controlar a ponto de conseguir evitar compras no impulso, mas todo e qualquer esforço é válido e conta na caminhada contra o vilão das finanças.


E aí, gostou das dicas? Conte conosco caso tenha ficado com qualquer dúvida, ou queira ajuda de especialistas na luta contra o Vecna da vida real.


Beijos da Herbig. ✨


1 visualização0 comentário