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Diferença entre Margem e Mark Up

Uma amiga minha, Sofia (sim tive que te citar kkk), veio me perguntar a diferença de Margem e Mark Up, expliquei rapidamente por whatsapp, porém acredito que não fui tão lúdica, pois ela me solicitou um texto no blog para isso, então cá estou eu!


Vocês se identificam com a Sofia?

Basicamente Mark Up é o fator que utilizamos sobre o custo para definir um preço, ele quem garante uma margem adequada para seu produto. Compliquei mais?


Vamos aprofundar!


Para o seu preço ser ótimo ele precisa minimamente cobrir seus gastos, porém você não quer ter zero de margem, certo? Para sua empresa se sustentar e crescer ela precisa ter margem, ou seja, lucro e para você garantir que sua empresa dê lucro você precisa ter um preço adequado.


Então uma das formas para você garantir esse seu preço adequado é aplicando um fator sobre o custo, que seria o Mark Up.


Beleza, entendi, mas como cálculo?

Para entender o cálculo precisamos entender alguns conceitos, então indico ler primeiro esse texto do blog sobre custos e despesas, para depois continuar por aqui!


Assim a fórmula do Mark Up será:

Mark Up=100/[100-(DF+DV+Margem)]

Onde DF = Despesa Fixa

DV= Despesa Variável

Margem= Margem de Lucro pretendida


Com esse fator nós aplicaremos em cima dos custos dos produtos/serviços e assim teremos o preço indicado para operação!


Vamos deixar mais claro, vamos para um exercício!

Supondo que eu tenha uma empresa que confecciona roupas, vamos levar em conta que você já calculou seus custos e despesas pelo último texto, ficaria assim:


Despesa Fixa = 20% (entra o administrativo, refeições, marketing, etc..)

Despesa Variável = 10% (comissão para os vendedores)

Margem = 40% (desejo uma margem de 40% , sonho? talvez kkkk)

Mark up = 100/[100-(20+10+40)] = 100/30 = 3,333


Bem, agora tenho meu Mark Up, tenho que aplicar isso sobre os meus custos para então ter um preço que me garanta a Margem de 40%.


Nessa suposição estou calculando o preço para uma camiseta, então supomos que o custo para fazer a camisa é de R$50,00 (contando tecido, costureira, botão, linha, impostos).


Preço Sugerido = Custo x Mark up = 50,00 * 3,333 = 166,65


Então, nesse exemplo, o preço sugerido calculado através da metodologia do Mark Up para a camisa seria de R$ 166,65. Com o fator 3,333 você garantiria que sua empresa tivesse lucro com esse produto.


Mas claro, tem vários fatores que vão impactar na margem real da sua empresa, e então ela pode não ser 40% (que foi a margem utilizada para cálculo).


Mas devo então cobrar R$166,65 por essa camisa?

A resposta é depende, para precificação temos diversas metodologias porém é necessário avaliar muitas coisas, primeiro preço muito quebrado confunde, segundo o seu mercado absorve esse preço, terceiro esse preço está na média de preço dos meus produtos (para não ficar uma amplitude muito grande de preços e seu cliente se confundir), também podemos pensar em estratégias de atacado/varejo, e possíveis descontos para trabalhar depois.


E aí, tirei a dúvida? Ficou mais claro ou mais confuso? Conta aí pra gente!


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