Bom, hoje vamos falar de uma dor muito presente na vida dos empreendedores desse nosso Brasil: a precificação.
É muito comum a gente ver as pessoas desesperadas querendo saber a fórmula mágica para chegar no preço perfeito, sentindo uma certa angústia no momento de definir o preço para seus clientes.
A resposta que sempre damos é que precificar quase nunca é apenas um cálculo matemático. Claro que existem alguns métodos que podem te ajudar a calcular o preço ideal (vamos mostrar aqui!), mas é necessário entender o seu mercado, o posicionamento que você quer ter, levar em conta se seu cliente pagaria esse valor e também os valores dos seus concorrentes.
O custo de fabricar uma camiseta pode ser de 2 reais ou 1.000 reais, a questão é você poderia vender uma camiseta que custa mil reais no mercado que está inserido? Se não, será necessário rever seus custos ou posicionamento.
Abaixo segue alguns passos pra te ajudar a precificar seu produto/serviço:
1- Levante todos os custos variáveis para se fazer o seu produto ou serviço
Exemplo: aula particular de inglês
Impressão de material: R$ 3,00 por aula
Custo hora aula professor: R$ 20,00 por aula
2- Levante todos os custos fixos para aquela atividade
E faça um planejamento do quando se pretende vender aquele mês, para que seja possível utilizar o método de rateio e definir seu custo unitário.
Exemplo: aula de Inglês
Aluguel espaço para aula: R$ 1.000 p/ mês
Limpeza do espaço: R$ 440,00 p/ mês
Total: R$ 1.440 reais por mês
Total de aulas que planejo dar em um mês: 80 horas aula p/ mês
1.440/80 = R$ 18,00 por aula
3- Defina sua margem de lucro
Sim! Acreditamos que aí está a maior dificuldade. Nós já temos um texto que explica bem certinho a diferença entre Margem de lucro e Mark up, e também como fazer esse cálculo.
Exemplo: aula de Inglês
Se somarmos os custos variáveis + os custos fixos unitários teremos o seguinte valor total de custo unitário:
R$ 3,00 + R$ 20,00 + R$ 18,00 = R$ 41,00
Se foi definido que sua margem de lucro ideal é 20%, então aplica-se esse percentual sob o custo total unitário: 41 *(1+ 0,20) = R$ 49,20 Podemos arredondar por R$ 50,00.
4- Estude o mercado
Não basta só definir o seu preço, é necessário entender como ele está posicionado dentro do mercado. Como estão seus concorrentes, como está a oferta desse tipo de negócio, você possui algum diferencial? Se seu preço estiver muito mais alto que a média de mercado é necessário que você tenha algum diferencial com relação aos outros e público disposto a pagar esse preço.
Exemplo: aula de Inglês
Definimos que o preço ideal pelo custo e margem de 20% de lucro seria R$ 50,00 a hora/aula.
Pesquisando um pouco a média de valores de aula particular de inglês em diferentes capitais brasileiras chegamos nesses valores:
São Paulo – 61 reais
Rio de Janeiro – 57 reais
*Curitiba – 45 reais
Belo Horizonte – 49 reais
Recife – 44 reais
Vitória – 49 reais
Porto Alegre – 51 reais
Brasília – 58 reais
Salvador – 46 reais
João Pessoa – 54 reais
Florianópolis – 48 reais
Manaus – 64 reais
Belém – 39 reais
Levando em consideração que no nosso exemplo o professor estaria na cidade de Curitiba, no qual o valor médio é R$ 45,00 a hora/aula, foi decidido manter a aula conforme nosso cálculo, de R$ 50,00, pois o professor possui ampla experiência e um método próprio que justiça o valor um pouco acima da média de mercado.
E vocês? Quais são as maiores dificuldades na horar de definir os preços?
Comentem aí! Vamos adorar te ajudar mais!
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