top of page
  • Foto do escritorHerbig Soluções Financeiras

Planejamento Financeiro para gente como a gente

Planejamento financeiro não é algo que deve ser feito apenas em empresas ou

grandes organizações. É muito importante sentarmos e planejarmos nossas finanças pessoais todos os anos!


O que esperamos do ano que está por vir? Quais são nossos planos? São perguntas que conseguimos responder a partir do planejamento financeiro.

Sentar, botar no papel, levantar todos os gastos para realizar esse planejamento é algo muito importante para de fato concretizá-lo. Se sabemos que queremos sair do vermelho, fazer aquela viagem dos sonhos, dar uma ajeitada na nossa casa ou fazer aquele curso tão importante, podemos nos organizar melhor desde já para que eles sirvam em nosso orçamento.


Se planejar nada mais é do que se organizar, montar um plano ou um roteiro. Sabe

aquela sensação boa quando terminamos de organizar um cômodo ou um armário que estava uma bagunça? É essa sensação que temos também quando conseguimos fazer um planejamento financeiro e controlar nossas finanças.


Além disso, com um planejamento pronto e um controle mensal dos seus gastos, você vai conseguir saber onde estão os vilões da sua vida financeira, que não estão deixando você realizar muitos sonhos.


Se no seu planejamento, você poderia gastar apenas 100 reais por mês com roupas e compras supérfluas, mas na verdade está gastando 400, com certeza está aí o furo para não conseguir fazer aquele curso de inglês tão importante para sua carreira.


Bora então arrumar toda essa casa pra entrar no próximo ano com tudo? Bora!

Já entendemos a importância, mas então como fazer? Abaixo listamos algumas dicas que podem te ajudar a montar esse tal planejamento!


1) Liste tudo


Comece listando todas as saídas e receitas de um mês, categorizando-as. Assim saberá

aproximadamente o quanto gasta em cada área da sua vida (alimentação, lazer, estudos, carro, roupas...)


2) Planejamento mensal


Após ter uma ideia do que gasta hoje imagine mês a mês o que seria ideal gastar em cada atividade, faça um planejamento mensal desses gastos que já estão no seu dia a dia.


3) Quais são seus sonhos?


Faça um levantamento daqueles sonhos para o próximo ano que gostaria de realizar.

Aquela viagem, troca de um carro, um curso interessante. Veja o custo desses sonhos e inclua eles no seu planejamento.


4) Levante suas receitas


Levante agora as suas receitas mês a mês. Tente pensar se existem formas alternativas de ganho.


5) Hora de cortar gastos


Se a receita estiver menor do que seu planejamento de gastos, é hora de tentar cortar alguma coisa. Nesse momento ter categorizado as despesas anteriormente, te ajudará a visualizar onde estão os maiores gastos, e onde é mais supérfluo.


6) Salve um espaço para investimento


Tentar incluir já no planejamento algum valor para ir poupando e investindo! Se não

tem esse hábito tente começar com pouco, algo que seja possível, e gradativamente vá aumentando.


Você pode começar investindo até 1% da sua renda, temos algumas opções como, por exemplo, na Sofisa Direto que você pode começar investindo 1 real, ou até mesmo na Nuconta.


7) Levantamento mensal, sim!


Faça o levantamento mensal do que está gastando e o que está recebendo e cruze com o seu planejamento.


É com esse acompanhamento que vai conseguir identificar o que está ficando fora e onde pode melhorar para atingir seus objetivos!


8) Encontre a melhor ferramenta


Por fim, mas não menos importante: encontre a melhor ferramenta para você! Fazer esse planejamento e controle precisa ser algo diário e no máximo semanal. Por isso, a ferramenta não pode ser um papel que você vai guardar na gaveta e nunca mais vai olhar.


Portanto sempre indicamos que seja feito em um lugar que você vai visualizar pelo menos uma vez por semana. Aqui temos disponíveis para download gratuito o planner financeiro para que você gosta de controlar no papel, e a planilha financeira caso você goste de fazer pelo excel! Além dos aplicativos disponíveis e gratuitos!


Parece mais simples agora, não? Faça esse esforço para tentar acompanhar mais de perto

sua vida financeira no próximo ano.


Isso de nada tem a ver com restrições ou angústias, um bom planejamento financeiro está muito mais relacionado com abundância, aproveitar melhor a vida e otimizar seus gastos e esforços!




bottom of page