• Herbig Soluções Financeiras

Como planejar suas férias e cuidar das suas finanças?

Tô de férias e agora? Agora é hora de planejar o que você vai fazer com esse tempo precioso. É hora de aproveitar para esticar as pernas, deixar o trabalho de lado (se possível) e contemplar a vida. Esse momento muitas vezes é subestimado em nossa rotina. A pressão pela produtividade e pelas entregas distancia a gente de momentos de lazer e prazer, fazendo com que muitas vezes fiquemos doentes.

Xô baixo astral e simbora buscar a cura pra esse cansaço!

gif

Uma das formas que podemos desconectar é viajar. Por aqui, consideramos essa uma das maiores delícias, e queremos que você possa fazer isso com tranquilidade financeira. Depois de quase dois anos distantes de uma rotina ‘normal’ e, apesar da pandemia não ter acabado ainda, já vem surgindo aquela vontade de planejar uma viagem, não é mesmo?

Diante do cenário econômico que nos encontramos e com o aquecimento do turismo, sabemos que quando o papo é grana, o melhor caminho para planejar suas férias é considerar um orçamento financeiro. Afinal, ninguém quer descansar e depois lidar com os boletos intermináveis (disque 0800 para resgate).

Pensando em equilibrar seu sonho de férias, viagem, e manutenção das finanças, separamos aqui algumas dicas para você começar hoje mesmo o seu planejamento!

Parte I - Hora de planejar

Orçamento

Após definir o destino é hora de colocar a mão na massa e levantar os custos! É importante considerar passagem ou combustível, alimentação, passeios, lembrancinhas. Enfim, essa é a hora de somar tudo que representará um gasto no seu deslocamento. Isso ajuda a estimar quanto vai precisar. Se vai acompanhada, não esqueça de multiplicar os valores.

Traçando o plano financeiro

Com o orçamento em mãos, verifique quanto tempo falta para sua viagem, e divida o valor do orçamento pelo número de meses ou dias até a data. Dessa forma, você poderá estimar quanto precisará reservar mensalmente para poder viajar.

Viagem internacional

Ressalva aqui para quem vai dar cruzar fronteiras! Acompanhe as cotações, pesquise casas de câmbio confiáveis, e verifique se é melhor comprar a moeda aqui no Brasil ou quando chegar ao destino. Lembre-se que ao utilizar o cartão de crédito você paga IOF. Para evitar ficar andando com dinheiro em espécie, você pode optar ainda por fazer um cartão pré-pago, no qual você usará a função débito e poderá abastecer com o valor que quiser.

Parte II - Detalhes importantes

Para quem empreende, existe uma velha máxima de que não se tira férias. Gente, não existe sanidade mental que perdure anos sem uma folguinha. O que possibilitará esse momento é o planejamento da rotina e o seu planejamento financeiro. Esses dois fatores vão conferir segurança para realizar esse período que é fundamental na vida de qualquer pessoa.

Se você é empreendedora lembre-se de adicionar o planejamento de férias no seu plano de negócios, para saber como será a remuneração no período. Vai retirar algum valor? Como vão ficar os clientes? São passos que precisam ser planejados.

Em caso de ser CLT, lembre-se que o valor das férias representam apenas 30% do seu salário, então cuidado para não extrapolar! Se for parcelar suas férias, lembre-se que não pode ser um período menor do que cinco dias, e o maior período, no caso de parcelamento, deverá ter pelo menos, 14 dias, segundo a Lei nº 13.874/19.

Parte III - Dicas para encontrar os melhores preços

Essa é clássica, porém sempre importante reforçar. Se possível, planeje com antecedência para conseguir melhores preços de hospedagem e também no deslocamento.

Estimar o custo de vida

Na hora de fazer o orçamento, esse site aqui pode ajudar você a saber o custo das coisas nas cidades: https://www.numbeo.com/cost-of-living/.

Posso confiar em pacotes de viagem?

Para quem precisa de flexibilidade com as datas ou muitas vezes não sabe como organizar um roteiro, pode escolher uma promoção online ou junto a uma agência de viagens. Nesse caso, é importante sempre conferir as regras e condições.

Conte com os sites de comparação

Ainda como oportunidade para definir seu orçamento, conte com o apoio de sites de comparação. No caso de reservas de lugares para ficar o Booking pode ser uma ótima opção, mas têm vários sites de pesquisa de hotéis, e dependendo da quantidade de dias o Airbnb pode ser mais vantajoso, já que eles estão dando condições especiais para quem está ficando mais de um mês em uma acomodação. Para as passagens de avião o Sky Scanner pode ser uma opção para procurar passagens aéreas, ativar lembretes para o seu email quando chegar em algum valor pode ser uma ótima para você pegar aquela promo. Para viagens nacionais eu gosto muito de pesquisar no Google Flights pois ele compara todas as companhias aéreas sem viciar o algoritmo delas, além de mostrar quais datas são mais baratas e se o preço no dia que você está olhando está mais barato ou caro que o normal.

Milhas

O mundo secreto das milhas! Quando você descobre ele você fica pensando porque não sabia disso antes. Existem várias empresas, inclusive programas que são aliados a alguma empresa de aviação como Smiles e Multiplus. Todas elas possuem parcerias com as mais variadas empresas e você pode começar a comprar suas coisas por lá e assim ganhar milhas para utilizar em viagens.

Como exemplo, você vai comprar um celular, ao invés de pagar pelo seu cartão de crédito, você pode comprar pela Livelo (ou qualquer outra empresa de pontos) e transformar essa compra em milhas! Assim você pode ir acumulando e abater em alguma viagem ou até mesmo, dependendo do destino, você acaba pagando apenas a taxa do aeroporto!

Esperamos que com essas dicas você consiga planejar suas férias e cuidar das suas finanças. Se ficar com dúvidas ou precisar de apoio, não deixe de nos contatar!



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo