Será que é possível melhorar o giro dos produtos de uma empresa? Qual seria o caminho para fazer isso? Cola aqui que vamos te explicar agora mesmo!
Estar atentas às métricas da sua empresa é o primeiro passo. Certamente, você já utiliza alguma ferramenta ou estabelece alguma medida para orientar o seu negócio e que pode ajudar nessa hora. Para empresas que atuam na venda de produtos, é essencial mapear a jornada do item desde sua concepção, ou entrada, até a saída. É o chamado “controle de estoque”. Anotar e centralizar as informações, seja emplanilha, programa de computador ou até mesmo à mão. O importante é ter essas informações sempre atualizadas e à mão para consulta.
A partir do registro do controle de estoque é possível analisar e gerenciar os produtos que têm maior giro e aqueles em que há pouca venda. Depois de verificar qual é o produto de preferência dos clientes e qual o é aquele menos famoso, é preciso levantar mais alguns detalhes para prosseguir a investigação e partir para a ação.
O que posso fazer?
Nessa pegada, é extremamente relevante apurar:
Quanto tempo o produto não tem tração de vendas e está no estoque?
Qual o motivo do item mais vendido ser mais bem aceito pelos clientes em relação ao que estagna?
Investigue a interferência do preço, se está ofertando para o público correto (sexo, faixa etária, local da mídia etc).
Verifique também como está a propaganda e o marketing desse produto. - Se tiver equipe de vendas é uma oportunidade para trocas.
Após mergulhar nas informações e descobrir qual é o real problema que motiva a “não venda” daquele produto específico, é hora de mudar a atual estratégia e fazer acontecer!
Faça as perguntas e monte sua estratégia
Será que precisa mudar o preço? Reformular o marketing? Fazer um combo com outros produtos? Será que os consumidores sabem que esse produto existe? Se sua venda é online, revise as fotos e as informações, isso pode estar impactando na ausência de vendas. Talvez até seria interessante, dependendo da situação, perguntar aos clientes fiéis qual seria o motivo de ninguém comprar aquele produto. Pode até mesmo ser que esse produto não precise estar no seu catálogo, então que tal fazer uma baita “promo” e descontinuar essa venda? Afinal, às vezes, menos é mais. Tudo depende de cada caso, cada empresa, cada produto. É necessário analisar cada informação com cuidado para conseguir chegar na melhor solução para a sua empresa!
Após investigar o motivo será hora de partir para a solução, como dissemos acima. Reforçamos ainda algumas a seguir do que pode ser feito, mas lembre-se: olhe antes de mais nada para o seu contexto e da sua marca ou mercado. É importante saber o motivo pelo qual esse produto não vende antes de tomar qualquer atitude.
Sabendo de tudo, você pode:
Definir uma seção outlet ou faça uma promoção; -
Lançar uma oferta para clientes específicos;
Anunciar uma promoção relâmpago;
Elaborar kits com esse produto
Negociar valores com o fornecedor.
Se você está encontrando dificuldade em fazer essa análise de qual o real problema e de a melhor ação nesse momento, a Herbig pode te ajudar! Não importa se você é uma grande empresa ou uma pequena empreendedora, se tem experiência ou acabou de começar.
Nós temos as ferramentas e o conhecimento para auxiliar! Ah! Você não tem o controle de estoque e nem sabe como fazer isso? Também podemos ajudar! Temos mentorias e cursos que podem encaixar direitinho nas suas necessidades e no seu bolso! Nos consulte! Será um prazer ter você conosco!
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