• Herbig Soluções Financeiras

Como atingir o ponto de equilíbrio na sua empresa o mais rápido possível?

O ponto de equilíbrio é o indicador capaz de apontar o volume de vendas necessário para cobrir todos os custos do seu negócio. Mas não é só isso, essa referência também orienta sobre a quantidade de vendas fundamental para gerar a margem líquida desejada. Enfim, definição de metas, reestruturação do catálogo de produtos e serviços, melhorias na estrutura de custos e estabilidade financeira são alguns dos benefícios de calcular e conhecer o ponto de equilíbrio da sua empresa.


O que é o ponto de equilíbrio?


O ponto de equilíbrio é um indicador financeiro que informa o quanto a sua empresa precisa faturar para cobrir todos os custos e despesas para manter a operação. Em outras palavras, é quanto a empresa precisa gerar para igualar a balança, ficar no zero a zero, sendo que neste momento não há lucro nem prejuízo. Portanto, é quando a receita resultante das vendas se equipara às despesas. Logo, o lucro vem depois que o ponto de equilíbrio é ultrapassado.

Transformando o conceito em fórmula matemática temos:


Ponto de equilíbrio (PE) = custos e despesas igual ao faturamento da empresa


Porque é importante conhecer o ponto de equilíbrio da sua empresa?


Quanto menor o ponto de equilíbrio (PE) melhor para o seu negócio, visto que para lucrar não vai ser necessário faturar tanto. Por isso, o PE serve de parâmetro para estabelecer o risco do seu empreendimento. Também pode ser usado para analisar a viabilidade do seu negócio e na tomada de decisões. Por exemplo, ao tentar expandir a operação o ponto de equilíbrio ajuda a sinalizar a viabilidade desse crescimento. Dado que esse é o tipo de resolução que aumenta o custo fixo.


Ainda, quando o ponto de equilíbrio é muito alto ele pode ser determinante para abrir filiais, uma vez que indica o quanto é preciso faturar para manter o novo espaço. Com esse estudo em mão pode ser o caso de desistir da expansão, ou de mergulhar de cabeça no sonho de levar sua marca para outros lugares.


gif

Como calcular o ponto de equilíbrio?


Antes de começar a calcular realize um levantamento da média de vendas considerando o último ciclo anual. Quem não tiver esses dados organizados para chegar nessa média pode utilizar uma estimativa. A seguir um passo a passo para descobrir o ponto de equilíbrio da sua empresa:

  1. Estabeleça o volume médio de vendas, sempre considerando que durante o ano essa quantidade varia;

  2. Defina o custo de aquisição dos produtos que são comercializados;

  3. Calcule os custos variáveis (comissões sobre venda, impostos, frete de compra e venda, taxa de administradoras de cartões, etc.);

  4. Levante as despesas fixas, tudo que é preciso para manter a empresa operando (salários, aluguel, telefone, energia, água, internet, etc).

Com todas essas informações em mãos já podemos começar a calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa.


Antes de apresentar a fórmula precisamos relembrar um conceito muito importante: o da margem de contribuição.


Onde:


MC (Margem de Contribuição) = faturamento – custos variáveis – despesas variáveis


Calculando a porcentagem da margem de contribuição:


%MC = MC / faturamento × 100


Depois de chegar ao valor da margem de contribuição da sua empresa o próximo passo é calcular o ponto de equilíbrio:


PE = gastos fixos / MC(Margem de contribuição, conta realizada acima)


Finalizada essa maratona de cálculos você tem o valor mínimo de faturamento para que sua empresa feche no zero a zero, sem prejuízo, todavia, sem lucrar. Não se desespere, é agora que conhecer o ponto de equilíbrio vai começar a fazer todo sentido para o crescimento do seu negócio.


Ponto de equilíbrio econômico


Para nossa alegria tem mais um cálculo para ser feito, dessa vez é para alcançar o tão desejado lucro. Vamos começar definindo a Margem líquida desejada, que é o lucro esperado. Aqui quem fixa esse valor é você, que pode ser, por exemplo, de 15%. Com esse valor em mente já podemos começar a calcular:


Ponto de equilíbrio econômico = despesas fixas / (Percentual da margem de contribuição - margem líquida desejada).


Calma, se você está se sentindo como o meme abaixo, a mentoria financeira empresarial da Herbig é personalizada para ajudar você com todos esses cálculos e também a entender as particularidades do seu negócio.


gif

Ok, já sei o ponto de equilíbrio do meu negócio, como ele pode me ajudar?

  • Definir metas de vendas;

  • Quanto menor o ponto de equilíbrio melhor para o seu negócio. Por isso, ele deve ser reavaliado periodicamente para melhorar alguns aspectos da operação como custo de aquisição de mercadorias e despesas que não fazem mais sentido para o estágio atual do negócio;

  • Auxiliar na validação de uma ideia, para determinar se um negócio é viável;

Como chegar ao ponto de equilíbrio mais rápido?


O ponto de equilíbrio é o primeiro indicativo de que o negócio está dando certo, já que não está fechando no vermelho, o próximo passo é o lucro. A partir dele é possível desenvolver estratégias de crescimento e expansão. Nenhuma empresa pode ignorar esse indicador.


Com essa informação em mãos os gestores compreendem quanto precisam vender e desenvolver estratégias para engajar os colaboradores para melhorar a capacidade produtiva. Da mesma forma, estão munidos de informações para perceber a necessidade de ampliar a operação e contratar mais mão de obra.

Atingir o ponto de equilíbrio mais rápido é possível, no entanto, depende de diversos fatores como o volume de vendas, capacidade produtiva da empresa, procura pelo produto/serviço, o tipo de demanda que atende, público-alvo, entre outros.


Para acelerar o caminho até o PE mais rápido, duas ações podem ser implantadas no seu empreendimento: a primeira é vender mais, sim, aumentar o faturamento é a maneira mais rápida de alcançar o lucro. A segunda é reduzir as despesas de sua empresa, fazendo acordo com fornecedores para baixar os custos de aquisição, diminuir as despesas de operação, etc.

Uma etapa importante para desenvolvimento do seu negócio é a correta precificação do seu produto/serviços, já falamos um pouco sobre isso em nosso canal no Aulão de Precificação. Explicando tudo o que precisa ser considerado no momento de precificar seu trabalho. É essencial saber calcular seu preço melhorando o desempenho de sua empresa, para que seu empreendimento obtenha o lucro desejado.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo