• Herbig Soluções Financeiras

Fluxo de Caixa e Planilha Financeira: o que tem a ver e como usá-los!

Atualizado: Abr 27



O Fluxo de Caixa é uma análise financeira crucial para toda e qualquer empresa! É a primeira coisa que toda empreendedora faz, ou deveria fazer, nem que seja naquele Livro Caixa ou caderninho de entradas e saídas. Ele tem como principal objetivo, analisar e informar se a empresa terá capital de giro ao final do mês para eventuais despesas e gastos.


Mas mais importante que apenas colocar no caderno, anotar do jeito que dá, é você ter uma ferramenta para olhar o que aconteceu, projetar tudo o que tem para pagar, e com isso entender se o que tem para entrar cobre todas essas contas, além de pensar na estratégia mês a mês. Essa ferramenta é a planilha financeira! Ela trabalha lado a lado com o fluxo de caixa.



Vamos entender um pouco mais sobre essas duas ferramentas?


O que é o Fluxo de Caixa e quais suas principais características?


O fluxo de caixa é uma ferramenta utilizada pelas empreendedoras para fazer o controle das finanças empresariais das suas empresas. Ele precisa informar todas as entradas ou recebimentos (todo o valor que a empresa recebe de seus clientes), todas as saídas ou pagamentos (custos operacionais, custos variáveis, pagamentos, etc…) e os previstos (todos aqueles pagamentos previstos).


Além de essencial, o Fluxo de Caixa é democrático pois qualquer empresa vai ter esse fluxo de entradas e saídas e não terá muita discussão do que é classificado, é aquela conta de matemática pura:


quanto você tem + quanto tem para entrar - q


uanto tem para sair = quanto sobra?


Claro que em cima dessa métrica podemos tirar muitas interpretações e análises, não só da saúde financeira da empresa, como também se ela está sendo capaz de gerar caixa, se ela tem dinheiro suficiente para não parar, se a empresa está conseguindo investir, se tem liquidez, etc.


Para isso, é necessário se fazer algumas perguntas:


  • Sua empresa é saudável?

  • Você consegue pagar todas as contas em dia?

  • Você tem Capital de Giro suficiente?

  • Qual a necessidade de Caixa para o próximo mês?

Essas perguntas rodeiam as Empreendedoras e são extremamente necessárias para você não quebrar sua empresa!



Benefícios do Fluxo de Caixa

Além de ser essencial para a saúde financeira da sua empresa, com o fluxo de caixa é possível ter uma visão do negócio como um todo, tanto para o presente quanto para o futuro. A partir do momento em que o dono tem noção da liquidez da empresa, é possível se programar para o futuro e reduzir despesas que não sejam necessárias.


Cada empresa possui um modelo específico de fluxo de caixa, mas nós fizemos um modelo universal que vai te salvar caso você ainda não tenha dado atenção para isso.


A planilha financeira de Fluxo de Caixa que vai te salvar e salvar sua empresa!



Para isso criamos uma planilha financeira, que é um gostinho da ferramenta que construímos para nossas clientes, ela traz essa métrica tão importante para as empresas de uma forma bem visual.




E claro como sempre damos um toque Herbig na ferramenta!


Aqui está a explicação em vídeo de como preencher a planilha!


Se você tem interesse em se aprofundar no assunto e precisa de um serviço mais focado na sua empresa, confira os nossos serviços para finanças empresariais! Com certeza vai encontrar alguma ferramenta que encaixe no seu dia-a-dia.


35 visualizações0 comentário