top of page
  • Foto do escritorHerbig Soluções Financeiras

Diferença entre DRE e Fluxo de Caixa

Atualizado: 16 de nov. de 2020

Você sabe qual a diferença entre DRE e Fluxo de Caixa? Separamos um exemplo bem simples para que você possa entender. Acompanha aqui:


Quando pesquisamos o que precisamos para administrar nossos negócios sempre encontramos termos difíceis e que não parecem deixar muito claro as suas diferenças. Hoje queremos falar sobre dois relatórios de gestão financeira considerados como os mais importantes para a sua empresa: o Fluxo de caixa e Demonstrativo de Resultado do exercício.


Não importa o tamanho do seu negócio, é muito importante entender a diferença dessas duas ferramentas para te ajudar (e muito!) na gestão financeira do seu empreendimento.


Tentando simplificar bastante para um entendimento mais claro, o Demonstrativo de Resultado (DRE) vai te mostrar se sua empresa teve lucro ou prejuízo em determinado período de tempo. São as receitas menos as despesas, independente do prazo em que foi recebido ou pago.


DRE na prática:


Por exemplo, se você vendeu 100 reais em um mês de vendas do seu produto e gastou 70 reais para produzir, você terá um lucro de 30 reais no final do período, certo? Certo!


Porém, ter a certeza de que você teve um lucro de 30 reais significa que no final desse mês você terá 30 reais em caixa? Definitivamente não!


Fluxo de Caixa na prática:


É aí que entra a importância do fluxo de caixa! Pensando que os 100 reais que vendeu, foi parcelado em 2 vezes, ao final desse mês terá entrado apenas 50 reais de receita no caixa.

Supondo que você pagou todos os seus custos e despesas do mês a vista terá saído do seu caixa 70 reais. Ou seja, 50 reais de entradas menos 70 reais de saídas, fechamos o mês com um déficit de 20 reais no caixa.


Veja a importância do acompanhamento dessas duas ferramentas!


O seu negócio teve sim lucro no período, mas a calendarização das suas entradas e saídas fizeram ao final do mês ficar com caixa negativo e gerar a necessidade de um capital extra (seja o seu próprio ou algum empréstimo). Lucro não é dinheiro em caixa! Uma empresa sem lucro, não se sustenta a médio e longo prazo, mas uma empresa sem caixa vai precisar agir já no curto prazo!

Nos próximos textos, vamos detalhar melhor o que é e como fazer cada uma dessas ferramentas! Com paciência e dedicação tudo fica mais claro do mundo das finanças!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page