• Herbig Soluções Financeiras

Crédito para Pequenos Negócios: descubra quais bancos oferecem esse serviço!

Atualizado: Jan 23

Trabalhar e ser dona do próprio negócio nunca foi e nunca será uma tarefa fácil. E em se tratando de finanças, a coisa fica mais complexa ainda. Sendo que essa deveria ser uma das áreas mais organizadas e planejadas de uma pequena, média e grande empresa.


Mas não se preocupe empreendedora, hoje viemos aqui para te dar um acalento e dizer que tem solução sim!


Vamos comigo que vou te passar algumas dicas neste artigo.


Imagine comigo alguns cenários:


Cenário 1

Nós temos a ideia, decidimos abrir uma empresa, mas nos falta o dinheiro.


Cenário 2

Nesse cenário, nós já começamos a empresa, aos pouquinhos mesmo, e vamos crescendo. Até que chega o momento de darmos um passo maior, e sem planejamento, nos vemos em uma situação de falta dinheiro e sem saída, porque não temos mais como investir do próprio bolso e também não temos alguém que possa fazer um patrocínio.


Nesses dois casos acima, existe um problema em comum, a falta de planejamento financeiro e o capital de fato. Para esses dois casos, a solução mais comum é ir até figuras terceiras. Mas essa opção (quando somos pequenos) parece muito distante, pois ou disponibilizam pouco crédito (por você não ter histórico com a empresa de faturamento e um planejamento financeiro, ou garantias) e ou as taxas são absurdas.


O que fazer então?

Primeiramente é muito importante você fazer seu planejamento financeiro e então saber quanto você realmente vai precisar de Empréstimo, pois sabemos que os Juros Compostos jogam pesado e quando é contra nós precisamos ter muita certeza do que estamos fazendo! Já falamos que empréstimo viabiliza muita coisa, às vezes ele é aliado, mas não é amigo! Muita cautela!


Ok, Marina, já entendi que é preciso ter cuidado, já li o texto sobre planejamento financeiro, já montei o da minha empresa, e sei de quanto preciso e qual parcela caberá no meu bolso! (isso é muito importante também).


Mas, quem vai me ajudar melhor?


Temos algumas possibilidades, vamos explorar:

Serasa

O SERASA possui um comparador de crédito onde você coloca a sua necessidade, faz um cadastro, responde algumas perguntas e então ele te conecta com empresas e instituições financeiras dando algumas opções para você avaliar e solicitar uma aprovação.


As simulações podem ser feitas online, e falam de taxas a partir de 1,99%.

Confira no site!


CREDMEI

Tem uma opção do Governo aparecendo por aí, disponível em algumas cidades que é o CREDMEI. O governo viu essa necessidade que os bancos não estão ainda com muito interesse em atender os Micro Empresários e criou esse programa, que foi juntar tudo que o Micro Empreendedor precisa, ou seja, conta corrente, máquina de cartão, crédito, antecipação de recebíveis e investimentos, numa plataforma que você coloca seus dados digitalmente e pode solicitar os serviços para algumas instituições financeiras que eles têm de parceiro.


Você indica qual deseja encaminhar o pedido e então a instituição te passa a proposta.

Saiba mais no site do Portal do Empreendedor.


Cooperativas de Crédito

Temos duas cooperativas que despontam nas indicações: a Sicoob e a Sicredi. Para usufruir dos benefícios de cada um basta entrar como um cooperado normalmente com um valor, e então pode utilizar de todos os serviços que a cooperativa oferece.


Elas possuem taxas mais atraentes que os bancos convencionais, e funcionam como se você fosse um “sócio” da cooperada, se a cooperativa tiver lucro ele é distribuído anualmente aos cooperados, claro com o seu percentual de participação.

Peer to Peer

Temos uma nova modalidade de empresa que faz a intermediação de investidores com empresas que precisam de empréstimos, então seriam pessoas físicas emprestando dinheiro para pequenas empresas que não conseguem emitir debêntures, ou não possuem ações.


Essas empresas têm cobrado taxas mais baixas também, de acordo com a análise de crédito. Alguns exemplos:

  • Nexoos: taxas de juros de 1,30% a 3,23% ao mês;

  • IOUU: taxas de juros a partir de 1,3% ao mês.

Linha de fomento Governo do Paraná

O Governo do Paraná disponibiliza uma linha de fomento com taxas atrativas (1,49% /1,63% ao mês dependendo da análise do crédito pode variar um pouco mais) e funciona com o aval de terceiros como garantia, o que é muito bom para quem está começando.


Como se você fosse pegar um aluguel e precisa de um fiador. Eles disponibilizam alguns agentes de crédito para você contratar essa linha pessoalmente.

Desenvolve SP

São Paulo possui o Desenvolve SP, uma Agência de Desenvolvimento Paulista que possui linhas de crédito para todos os momentos da sua empresa, e da para simular pelo site. Para o dia a dia, ou seja, para um capital de giro por exemplo, fica a partir de 1,40% (0,61% acrescidos da TLP) ao mês. Vale a pena simular.


Banco do Povo Paulista

Também em São Paulo e agora pelo governo, possui o Banco do Povo Paulista, com um site meio feinho, mas também tem simulador e fala em taxas de 0,35% ao mês, para empréstimos até R$20.000.


Empresas de Crédito

Tem algumas empresas de crédito pessoal que oferecem taxas mais atrativas que Banco, vale a pena conferir também. Seguem algumas: Ohne, Creditas, Just Online, Bcredi, Lendico, Geru.


E por fim… bancos tradicionais

Perceba que os bancos ficaram por último, justamente porque eles são os que vão avaliar muito mais seu perfil pessoa física do que empresarial e então podem disponibilizar taxas mais altas.


Mas vale também a pesquisa (vai que!). Alguns também fazem a intermediação do cartão BNDES que possuem taxas bem menores, mas cobram taxas por essa intermediação, o que normalmente acaba ficando fora também.


Bom, acredito que já dei uma direção bem boa de onde você procurar, certo? Parece muita coisa para pesquisar, mas com certeza você vai ter um gasto muito menor se investir um tempo analisando todas as opções!


E aí, em qual momento está sua empresa? Faltou falar de algum estado? Conta para nós.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo