top of page
  • Foto do escritorHerbig Soluções Financeiras

Como atingir o ponto de equilíbrio na sua empresa o mais rápido possível?

Atualizado: 18 de fev. de 2022

O ponto de equilíbrio é o indicador capaz de apontar o volume de vendas necessário para cobrir todos os custos e despesas do seu negócio. Definição de metas, reestruturação do catálogo de produtos e serviços, melhorias na estrutura de custos e estabilidade financeira são alguns dos benefícios de calcular e conhecer o ponto de equilíbrio da sua empresa.


O que é o ponto de equilíbrio?


O ponto de equilíbrio é um indicador financeiro que informa o quanto a sua empresa precisa faturar para cobrir todos os custos e despesas para manter a operação. Em outras palavras, é quanto a empresa precisa gerar para igualar a balança, ficar no zero a zero, sendo que neste momento não há lucro nem prejuízo. Portanto, é quando a receita resultante das vendas se equipara aos gastos. Logo, o lucro vem depois que o ponto de equilíbrio é ultrapassado.

Transformando o conceito em fórmula matemática temos:


Ponto de equilíbrio (PE) = custos e despesas igual ao faturamento da empresa


Porque é importante conhecer o ponto de equilíbrio da sua empresa?


Quanto menor o ponto de equilíbrio (PE) melhor para o seu negócio, visto que para lucrar não vai ser necessário faturar tanto. Por isso, o PE serve de parâmetro para estabelecer o risco do seu empreendimento. Também pode ser usado para analisar a viabilidade do seu negócio e na tomada de decisões. Por exemplo, ao tentar expandir a operação o ponto de equilíbrio ajuda a sinalizar a viabilidade desse crescimento. Dado que esse é o tipo de resolução que aumenta o custo fixo.


Ainda, quando o ponto de equilíbrio é muito alto ele pode ser determinante para abrir filiais, uma vez que indica o quanto é preciso faturar para manter o novo espaço. Com esse estudo em mão pode ser o caso de desistir da expansão, ou de mergulhar de cabeça no sonho de levar sua marca para outros lugares.


Ele é ótimo para você entender quanto precisa vender a mais se aumentar algum custo, contratar uma pessoa, assim você já consegue ajustar suas metas de vendas.



Como calcular o ponto de equilíbrio?


Antes de começar a calcular realize um levantamento da média de vendas considerando o último ciclo anual. Quem não tiver esses dados organizados para chegar nessa média pode utilizar uma estimativa. A seguir um passo a passo para descobrir o ponto de equilíbrio da sua empresa:

  1. Estabeleça o volume médio de vendas, sempre considerando que durante o ano essa quantidade varia;

  2. Defina o custo de aquisição dos produtos que são comercializados;

  3. Calcule as despesas variáveis (comissões sobre venda, impostos, frete de compra e venda, taxa de administradoras de cartões, etc.);

  4. Levante as despesas e custos fixos, tudo que é preciso para manter a empresa operando (salários, aluguel, telefone, energia, água, internet, despesas administrativas e gerais, despesas financeiras etc).

Com todas essas informações em mãos já podemos começar a calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa.


Antes de apresentar a fórmula precisamos relembrar um conceito muito importante: o da margem de contribuição.


Onde:


MC (Margem de Contribuição) = faturamento – custos variáveis – despesas variáveis


Calculando a porcentagem da margem de contribuição:


%MC = MC / faturamento × 100


Depois de chegar ao valor da margem de contribuição da sua empresa o próximo passo é calcular o ponto de equilíbrio:


PE = gastos fixos / MC(Margem de contribuição, conta realizada acima)


Finalizada essa maratona de cálculos você tem o valor mínimo de faturamento para que sua empresa feche no zero a zero, sem prejuízo, todavia, sem lucrar. Não se desespere, é agora que conhecer o ponto de equilíbrio vai começar a fazer todo sentido para o crescimento do seu negócio.


Ponto de equilíbrio econômico


Para nossa alegria tem mais um cálculo para ser feito, dessa vez é para alcançar o tão desejado lucro. Vamos começar definindo a Margem líquida desejada, que é o lucro esperado. Aqui quem fixa esse valor é você, que pode ser, por exemplo, de 15%. Com esse valor em mente já podemos começar a calcular:


Ponto de equilíbrio econômico = despesas fixas / (Percentual da margem de contribuição - margem líquida desejada).


Calma, se você está se sentindo como o meme abaixo, a mentoria financeira empresarial da Herbig é personalizada para ajudar você com todos esses cálculos e também a entender as particularidades do seu negócio.



Ok, já sei o ponto de equilíbrio do meu negócio, como ele pode me ajudar?

  • Definir metas de vendas;

  • Quanto menor o ponto de equilíbrio melhor para o seu negócio. Por isso, ele deve ser reavaliado periodicamente para melhorar alguns aspectos da operação como custo de aquisição de mercadorias e despesas que não fazem mais sentido para o estágio atual do negócio;

  • Auxiliar na validação de uma ideia, para determinar se um negócio é viável;

Como chegar ao ponto de equilíbrio mais rápido?


O ponto de equilíbrio é o primeiro indicativo de que o negócio está dando certo, já que não está fechando no vermelho, o próximo passo é o lucro. A partir dele é possível desenvolver estratégias de crescimento e expansão. Nenhuma empresa pode ignorar esse indicador.


Com essa informação em mãos os gestores compreendem quanto precisam vender e desenvolver estratégias para engajar os colaboradores para melhorar a capacidade produtiva. Da mesma forma, estão munidos de informações para perceber a necessidade de ampliar a operação e contratar mais mão de obra.

Atingir o ponto de equilíbrio mais rápido é possível, no entanto, depende de diversos fatores como o volume de vendas, capacidade produtiva da empresa, procura pelo produto/serviço, o tipo de demanda que atende, público-alvo, entre outros.


Para acelerar o caminho até o PE mais rápido, duas ações podem ser implantadas no seu empreendimento: a primeira é vender mais, sim, aumentar o faturamento é a maneira mais rápida de alcançar o lucro. A segunda é reduzir as despesas ou custos de sua empresa, fazendo acordo com fornecedores para baixar os custos de aquisição, diminuir as despesas de operação, etc.

Uma etapa importante para desenvolvimento do seu negócio é a correta precificação do seu produto/serviços, já falamos um pouco sobre isso em nosso canal no Aulão de Precificação. Explicando tudo o que precisa ser considerado no momento de precificar seu trabalho. É essencial saber calcular seu preço melhorando o desempenho de sua empresa, para que seu empreendimento obtenha o lucro desejado.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page