top of page
  • Foto do escritorHerbig Soluções Financeiras

Recebíveis: saiba como melhorar seu fluxo de caixa!

Todo mundo quer melhorar seu fluxo de caixa, não é mesmo? Mas antes é necessário entender o que é esse fluxo de caixa: para uma empresa, ele é todo o dinheiro que entra e sai da conta. Uma soma de todas as entradas e saídas mensais daquele CNPJ. O fluxo de caixa é imprescindível para entender se o negócio está indo bem ou não, para gerar estimativas de ganhos ou perdas ao longo dos meses.


O sonho de toda empreendedora é aumentar ao máximo essas entradas de fluxo, e a grande pergunta é: “como fazer isso se não consigo receber tudo à vista?”


Bom se você já trabalhou nos seus prazos de recebimentos e não tem como melhorar mesmo, e se você faz parte das empresas que contam com atrasos ou faltas de recebimentos, esse texto é para você!


Temos algumas alternativas para os recebíveis, vamos passar por algumas delas:


1) Diversificar a forma de receber


Receber não somente em dinheiro como também cartão, boleto, enfim têm muitas formas que ajudam tanto a pessoa a te pagar como a receber!


Parcerias com empresas de pontos, receber pelo picpay também são alternativas que podem ajudar! Essas moedas alternativas têm se tornado cada vez mais participativas nos pagamentos dos brasileiros.


2) Melhor gestão da sua carteira de inadimplência

A inadimplência, infelizmente, é uma realidade no Brasil, porém as empresas não devem ficar reféns disso. Hoje, já existem empresas qualificadas que fazem essa gestão para você! Ou seja, você não precisa ser refém da inadimplência.


Para facilitar o fluxo e aumentar as entradas (de valores) você também pode utilizar ferramentas de cobranças, uma empresa que temos recomendado para os nossos clientes é a Pagou Fácil, pois ela é digital e irá automatizar as ações de cobrança, aumentando seu controle e recuperando dívidas.


É uma ferramenta muito mais completa e com ela todas as cobranças ficam salvas online, de forma segura, e as atualizações são em tempo real, conforme seus clientes forem pagando!


Vale a pena estudar essa possibilidade!

3) Antecipação/venda de recebíveis:

O recebível ou antecipação de vendas é uma linha de crédito, disponibilizada pelos bancos, para que você consiga antecipar as suas entradas. Antecipar o recebível parece ser a solução da vida não é mesmo, mas não é e nem deve ser a solução de todos os seus problemas.


Os bancos ou instituições que fazem a compra desses recebíveis cobram taxas para isso, pois esse recebível passará a ser uma questão deles, e eles sabem que quando você está fazendo uma operação dessa é porque você está precisando da grana então essa pode ser uma solução, sim.


Sempre atualizando o planejamento, para você não gerar um problema de caixa.


Essa forma até mesmo a própria empresa de cartão de crédito faz para as vendas de cartão. Quando partir para essa solução vale a pena cotar com diversas instituições para comparar as taxas e encargos de cada uma, para escolher a que vale mais a pena.


É muito importante também pontuar que nessa forma tem claro a parte boa de você receber o valor descontado as taxas no dia, porém se o cliente não pagar a responsabilidade é sua, então é muito importante também estudar qual carteira de recebíveis/clientes você passará à essas instituições.


Já viu que tem muitos caminhos a seguir, não é mesmo?


Esperamos ter clareado um pouco as formas de melhorar seu caixa através dos recebíveis, mas se ainda tiver alguma dúvida, conta aqui para nós que te ajudaremos!


bottom of page