top of page
  • Foto do escritorHerbig Soluções Financeiras

Como preparar seu orçamento para momentos de incertezas?

O ano de 2020 foi impossível! E como ainda não temos o cenário certo do que pode acontecer, aqui vão algumas dicas de como se preparar seu orçamento para momentos de incertezas:


  • Se você não possuía um controle e um planejamento financeiro, agora é uma boa hora de fazer. Seja no papel, na planilha ou em aplicativos, é o momento de você projetar suas despesas fixas e imprescindíveis para sua sobrevivência. Essas seriam seus gastos fixos, e eles não deveriam passar 50% do seu orçamento. Aqui vai uma planilha para você fazer esse controle ou aqui vai um planner de papel.


  • Com seus gastos fixos listados vale você ver quanto possui de reserva e na sua conta para ver quantos meses você consegue pagar desses gastos. Vale entender nesses gastos se tem alguma coisa que você consegue negociar ou pedir por mais prazo.


  • Economizar ao máximo: como o cenário é muito incerto tudo o que você puder economizar seria melhor. Evitar gastos desnecessários também é uma forma de você economizar. Ligar no banco para tirar suas taxas que você estava adiando, cancelar aquele serviço que você não utiliza, negociar um pacote de TV/internet/telefone fixo.


  • Verificar suas entradas: para os profissionais autônomos essa parte fica ainda mais difícil, encontrar outras formas de entregar seu produto/serviço será crucial nesse momento. Além de tentar encontrar outras formas de proventos. E tudo o que entrar nesse momento deixar na sua reserva para pagamento dos gastos fixos, e ir aos poucos constituindo sua reserva caso você não tenha.


  • Consumo: Caso você esteja com a sua reserva, está tranquila quanto aos pagamentos, então poderá continuar consumindo de maneira moderada, você pode pensar em como fazer isso da melhor forma, investindo seu rico dinheiro em empresas que nesse momento precisam dele, que são os Pequenos Negócios.


  • Reservas: Se o seu dinheiro está na poupança, com a taxa SELIC baixa, você está perdendo dinheiro deixando lá, pois a poupança paga 70% da SELIC. Então você precisa movimentar esse valor para algum CDB que tenha liquidez diária para você pelo menos corrigir a inflação. Caso você não tenha a sua reserva ainda, tentar constitui-la nesse momento e deixar em Renda Fixa.


  • Empréstimos: Negociar todas suas dívidas caso tenha, para conseguir uma taxa baixa para quitação, assim você se livra de mais um gasto fixo por mês. Os bancos nesse momento ofertarão empréstimos mais baratos devido a taxa SELIC estar baixa. Então ter muita calma, e fazer as contas dos possíveis cenários para você não contrair mais uma dívida e virar uma bola de neve.


  • Investimentos: Esse tema é muito amplo mas vamos tentar resumir aqui, as bolsas de todo o mundo estão passando por instabilidades e volatilidade, devido a toda incerteza do Mercado, além de alguns outros temas que estão acontecendo. Então se o seu dinheiro está em Renda Fixa (que paga minimamente 100% do CDI) está tudo certo, agora se o seu dinheiro está na Renda Variável lembre que você só perde dinheiro se realizar essa perda, ou seja, se você vender seus papéis de Ações ou o que você tem. Então esse é o momento de manter ou de entrar na bolsa, devido a essa queda.

Enfim, se faltou alguma coisa ou você tem alguma dúvida pode comentar aqui ou nos mandar mensagem!


Sabemos que esse é um momento difícil mas ninguém precisa passar por ele sozinha!

Vamos juntas!


30 visualizações0 comentário
bottom of page