top of page
  • Foto do escritorHerbig Soluções Financeiras

Por que a poupança não é considerado um investimento?

Se tem um assunto que brilha os olhos das pessoas e enchem de curiosidades e

dúvidas é #investimentos. Hoje já vemos esse assunto tomando um pouco mais da atenção de nós brasileiros, mas ainda estamos muito longe de nos tornarmos uma população que investe e consequentemente tem uma segurança financeira em relação ao seu futuro. Segundo pesquisa da Anbima 58% dos brasileiros não tem nenhum investimento financeiro (considerando a poupança como investimento), e a caderneta de poupança representa 39,2% dos recursos investidos no Brasil.

Se você hoje guarda dinheiro na poupança não se sinta mal por isso, pois você com certeza já está à frente da maioria das pessoas. Poupar é o primeiro passo para começar a investir. Mas abaixo vamos tentar explicar um pouquinho o porquê que a poupança não deve ser considerado um bom investimento.

O cálculo de rendimento da poupança está sempre parametrizado pela Selic. Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, que serve de base para que outros bancos – públicos e privados – calculem seus juros. O governo altera essa taxa através de reuniões do COPOM (Comitê de Política Monetária), que ocorre a cada 45 dias, podendo baixar a taxa incentivando mais o consumo e a movimentação da economia ou reter a inflação através do aumento dessa taxa de juros.

Abaixo seguem as regras para se calcular o rendimento da caderneta de poupança:

  1. Taxa SELIC maior que 8,5% ao ano -> Poupança rendendo 0,5% ao mês + TR*.

  2. Taxa SELIC igual ou inferior a 8,5% -> Poupança rendendo 70% da SELIC + TR*.

*Taxa Referencial

Hoje a taxa Selic está a mais baixa da história do Brasil: 6,5% ao ano. Como a taxa está

menor de 8,5% e a TR é zero% desde o ano passado, o rendimento da poupança é de 70% da Selic fechando em apenas 4,55% ao ano.

Para entendermos um pouco mais o porquê a poupança não é um bom investimento,

precisamos apresentar outro conceito: o da inflação. A inflação é a desvalorização que o

dinheiro possui ao passar do tempo. O que se compra hoje com R$ 100,00, não será a mesma coisa daqui um ano. Isso afeta diretamente o seu dinheiro guardado, pois o dinheiro que possui hoje na poupança vai ter perdido valor de compra ao final de um ano, por exemplo. A inflação de 2018 fechou em 3,75%, ou seja, se sua aplicação na poupança rendeu 4,55% em 2018 e a inflação comeu 3,75% significa que o ganho real do seu investimento foi de apenas 0,8% ao ano. Podem existir casos inclusive que a inflação esteja maior que o rendimento da poupança, fazendo o ganho real ser negativo, ou seja seu dinheiro guardado perdeu valorização em um ano ao invés de render.

Temos outras formas de investimentos praticamente tão seguras quanto a poupança, mas

que te garantem um ganho real maior, que com certeza ultrapassa a inflação e faz o seu

dinheiro trabalhar com o tempo e te ajudar a chegar nos seus objetivos em menos tempo.

Fique de olho nos próximos textos do blog, que iremos explorar esses tipos de investimentos!

Além do próximo post você pode também ler o Ebook que fizemos em parceria com a Carol Tonsig, especialista em investimentos, que contém algumas dicas sobre investimentos!


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page