• Herbig

Custos, Despesas, Fixos, Variáveis

Atualizado: Jun 12

Parece um jogo de palavra que muitas vezes até assusta, não é mesmo? Mas estamos aqui para descomplicar! Vamos deixar mais fácil para que você entenda essas palavrinhas que são tão importantes na sua empresa!

Custos são todos aqueles gastos que estão atrelados DIRETAMENTE com seu produto ou serviço, e quando eu digo todos, quero dizer TODOS, inclusive a estrutura que você utiliza para fazer seu produto, por exemplo. Pense assim, se você cortar esse gasto impactará diretamente o seu cliente? Se sim, então é custo.

Os custos podem variar dependendo do negócio, o que para uma empresa gasolina pode ser custo para outra pode ser despesa, portanto sempre é necessário uma análise para ter essa definição.

Mas, Marina, sou Designer, e os meus serviços sou eu mesma que faço, pois bem, sempre falamos e SE você tivesse que contratar alguém, quanto essa pessoa te pagaria? Esse normalmente deveria ser o valor do seu custo.

Vamos a um exemplo: Uma marca de roupas, quais seriam os custos que estariam atrelados ao produto: tecido, zíper, linha, costureira, mas também modelagem, graduação, piloto, estrutura (aluguel se você utiliza para fazer as roupas) e também impostos caso tenha para a confecção das roupas.

Agora despesas são todos aqueles gastos que você tem mas que não estão diretamente atrelados ao seu produto ou serviço, mas que são necessários para o funcionamento da sua empresa!

Levando em conta o mesmo exemplo de marca de roupas, o que seriam as despesas? Seriam as comissões, refeições, estacionamento, contador se tiver, marketing, fotos, modelos, eventos, salários administrativos, estagiários, consultorias, despesas com banco, manutenção, enfim, deu para entender?

Beleza, mas isso é importante por que?

Porque numa necessidade de cortes você primeiro deve começar pelas despesas, para não afetar diretamente seu produto/serviço, e também para fazer os orçamentos, análises de onde está o problema, e também solução.

Ok, entendemos, mas como classifico eles em fixos ou variáveis?

Fixos são aqueles gastos (custos ou despesas) que se você produzir 1 ou mil, ou 0 você vai ter da mesma maneira, portanto utilizando os exemplos a cima os fixos seriam: Modelagem, graduação, piloto, aluguel, caso o imposto seja cobrado todo mês, refeições, estacionamento, contador, marketing, fotos, modelos, eventos, salários administrativos, estagiários, consultorias, despesas com banco, manutenção.

Entendido! Então os variáveis serão todos aqueles que variam de acordo com a produção/venda, utilizando o exemplo a cima seriam eles: tecido, zíper, linha, costureira, comissões.

E qual a importância de diferenciar isso?

Os custos fixos você não vai ter como fugir deles, então se você não vender você vai ter que pagar da mesma forma, é muito importante saber para você se planejar para isso. Também é muito importante para entender se a estrutura que você está utilizando para fazer seu produto/executar seu serviço está muito cara, ou está de acordo.

Também para definir os preços e sua margem de contribuição (saiba mais aqui).

Bom acredito que deu pra dar uma clareada!! Caso tenha alguma dúvida comente ou mande uma mensagem para nós!! :)

© 2018 por Herbig®