• Herbig Soluções Financeiras

Trabalho Híbrido e o futuro das empresas

Atualizado: Ago 17

Muitas empresas viram no trabalho híbrido a possibilidade de reduzir custos e ter uma estrutura mais enxuta, onde o colaborador não precisa estar fisicamente na empresa todos os dias, assim fragmentando suas demandas entre trabalho remoto e presencial. Sendo que o presencial daria a esse profissional a oportunidade de realizar trocas de ideias e comunicação com outros membros das equipes.


Aliás, os momentos de encontro com o time inteiro têm como objetivo: compartilhar, realizar trocas, apresentar experiências positivas, mostrar novos clientes, fortalecer o time, garantir o engajamento, gestão do conhecimento da empresa e conhecer novos membros. Bem como permitir que pessoas que desejam trabalhar full time no escritório tenham essa possibilidade. Afinal o trabalho presencial não será descartado totalmente, além de não ser possível em determinadas áreas.


Para que isso seja possível é necessário:

  • coordenação da entrega dos trabalhos;

  • gerenciamento dos times;

  • tecnologia para administrar acessos;

  • contatos e espaços;

  • tecnologia de segurança da informação, para que o colaborador acesse as informações da empresa;

  • gestão do contato das pessoas, já que as medidas para evitar a COVID-19 devem ser mantidas.

Ainda que a vacinação esteja avançada em algumas regiões. A convivência precisa ser feita de forma segura. Trazendo de volta o contato humano para o cotidiano das empresas. Enfim, o trabalho híbrido veio para ficar e muitas empresas já estão se adaptando para aderir a esse estilo de trabalho mais flexível.



Trabalho híbrido minha empresa deve aderir?


Entretanto, antes de aderir ao modelo híbrido de trabalho é necessário fazer testes para verificar se ele faz sentido dentro da realidade da empresa. Como durante a pandemia precisamos abandonar a estrutura física para aderir ao trabalho remoto forçados pelo lockdown, aprendemos no susto a trabalhar à distância.


Agora com a vacinação estamos voltando com o trabalho presencial, com algumas restrições, claro. Portanto, o trabalho híbrido se mostra uma oportunidade incrível para equilibrar vida pessoal, carreira, preocupação com a saúde dos funcionários e própria, redução de burnouts, melhorar o engajamento dos times, melhorar o clima organizacional, além de tudo que está relacionado ao desempenho e gestão de pessoas que pode ser valorizado e acelerado pelo modelo de trabalho híbrido.


Além disso, como estamos próximos do momento de realizar o planejamento financeiro para o próximo ano, colocar no lápis os recursos necessários para a adaptação é fundamental. Também para perceber se ele faz sentido para seu negócio e o que será preciso para sua adaptação, caso opte por esse modelo de trabalho.



Você já ouviu falar do anywhere office?


Com a implantação do trabalho remoto em virtude da pandemia, uma tendência de trabalho, que não é novidade, começou a fazer sentido. A primeira vez que ouvi esse termo foi numa matéria sobre nômades digitais ainda no início dos anos 2010, em virtude do crescimento da criação de conteúdo na internet e a popularização das blogueiras. Que podiam trabalhar em qualquer lugar, afinal vendiam um estilo de vida. Além do mais, algumas pessoas da área de comunicação também começaram a perceber que era possível trabalhar em qualquer lugar onde exista uma conexão de internet, assim nasciam os nômades digitais e anywhere office way of life.


Uma tendência do Anywhere office: A possibilidade de contratar pessoas pelo mundo.


Como o trabalho flexível deixou de ser uma possibilidade para se tornar algo viável e desejado, muitas empresas como o Twitter e Google já sinalizaram que vão oferecer para seus colaboradores a opção do teletrabalho. Com isso o conceito de anywhere office ganhou força e já anima muitos profissionais.


O anywhere office é uma tendência que já está influenciando a nossa forma de vida e a dinâmica das cidades, visto que não precisamos mais nos espremer em apartamentos minúsculos dos grandes centros urbanos para estar próximos do trabalho. Proporcionando a oportunidade de morar em cidades menores com mais qualidade de vida. A propósito, quando estou estressada pego meu notebook e vou para o interior curtir a natureza.


No caso da empresa, a economia proporcionada pela redução da estrutura é a principal vantagem do processo. Dado que podem direcionar esses recursos para outras áreas como gestão de pessoas, desenvolvimento de novos projetos e negócios. No caso dos funcionários não ter que enfrentar o trânsito caótico e transporte público diariamente ajuda na redução do estresse e esgotamento no fim do dia, o que aumenta a produtividade.



Coworkings se preparam para receber mais pessoas na pós-pandemia


Quem está apostando no crescimento do trabalho híbrido e se preparando para receber os profissionais que optaram por um modelo de trabalho mais flexível são os coworkings. Que oferecem espaço de trabalho compartilhado e promovem a troca de conhecimento entre seus frequentadores.


Além disso, como muitas empresas pretendem reduzir sua estrutura e permitir que seus funcionários tenham jornadas híbridas, os coworkings também vêem no aluguel de espaço para empresas uma excelente oportunidade de negócio. Visto que algumas já estão fechando contrato para oferecer um ambiente de trabalho com estrutura completa caso o funcionário deseje trabalhar fora de casa.


No nosso perfil no Instagram tivemos um bate-papo bem legal com o Fe, head da Nex Coworking, o primeiro desse tipo de negócio em Curitiba. E um dos parceiros da nossa comunidade Constelação Herbig, sobre o futuro do trabalho e novos formatos.


A pandemia e os últimos meses trouxeram para a sociedade como um todo a aceleração de uma tendência que já existia: o home office e o trabalho híbrido. Um estudo de 2018 realizado pela Upwork, mostrou que em até 10 anos, logo até 2028, a maior parte da força de trabalho americana estaria com uma rotina híbrida de trabalho. Mas isso dentro de um período de 10 anos, só que veio a pandemia e o mundo inteiro precisou fazer essa virada em semanas e meses, etc., explicou Fe, na live.


O home office é benéfico para ambos os lados, tanto para o empreendedor, para quem tem que gerir uma empresa, quanto para o próprio colaborador. Sendo uma equação de ganha-ganha. Por outro lado, no home office também ficamos expostos a alguns problemas como saúde mental e baixa produtividade. Daí que nasceu toda essa onda do trabalho híbrido. Em função disso, não acreditamos que o home office total será incorporado na rotina de trabalho, falou Fe. E a sua empresa, qual modelo de trabalho vai adotar? Qual você gostaria de trabalhar? Entre no nosso perfil no Instagram e assista a live completa.


11 visualizações0 comentário