• Herbig

IPCA, SELIC e Saque FGTS

Atualizado: Jun 12

Como vocês sabem, sempre tentamos trazer o assunto dinheiro para vocês da forma mais simples e descomplicada possível. Pois bem, vi essas notícias ultimamente e então decidi vir falar para vocês em que momento estamos, e o que elas dizem. 

Mas antes de começar, vou dar essa dica para você não se perder nas siglas e entender certinho o que é SELIC, IPCA, etc. Se você ainda não sabe, ouça esse HerPod para descobrir o que é essa sopa de letrinhas.

Agora vamos às notícias:

IPCA FICA EM 0,19% EM JULHO

O IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo, ficou em 0,19% em Julho, fazendo com que a inflação acumulada caia para 3,22%, o setor de Habitação puxou a variação para cima, muito devido as contas de luz, você percebeu esse impacto? Já o setor de alimentação e bebidas apresentaram estabilidade nos preços, isso é muito bom, pois significa que na média nosso supermercado não aumentou!! Essa inflação mais baixa estimula o consumo também, afinal preços mais baixos são mais interessantes para o consumidor, não é mesmo? Agora e para sua empresa? Para sua empresa também é interessante pois sem muita variação de preços nos insumos não prejudicamos nossa margem, e por consequência mantemos nossos preços ao consumidor.

COPOM REDUZ TAXA SELIC PARA 6% AO ANO

O Copom se reúne oito vezes ao ano para decidir sobre a taxa SELIC, dessa última vez que eles se reuniram, com a inflação controlada e a melhora no mercado financeiro, o comitê decidiu por baixar a taxa de juros. Para isso o Banco Central compra títulos públicos das instituições financeiras colocando mais dinheiro no mercado e, como a SELIC é base também para os empréstimos em geral, com ela caindo as taxas para empréstimos para pessoas físicas e jurídicas também tendem a cair, estimulando assim o mercado e os investimentos. Com isso o mercado se aquece, e esse pode ser um momento interessante tanto para o consumidor quanto para a empresa que pode além de fazer aquele investimento para aumentar a estrutura ou enfim, também pode captar novos consumidores que precisavam desse dinheiro para conseguir comprar seu tão sonhado produto. Muito importante lembrar que é sempre bom pensar bem antes de pegar um empréstimo.

E se precisar de uma ajudinha para tomar essa decisão, temos um post para te ajudar a entender se é hora de crescer!! 

GOVERNO LIBERA SAQUES DE FGTS DE ATÉ R$500,00

Essa é mais uma tentativa do governo para estimular o consumo, porém esse deveria ser a sua última alternativa do que fazer com o dinheiro. Caso você seja elegível a fazer esse saque e possua alguma dívida, é sempre bom começar usando o dinheiro para sanar as dívidas, pois as taxas de empréstimos, cheque especial, crédito rotativo são sempre maiores e comem seu dinheiro mês após mês! Mas caso a dúvida seja sacar o FGTS para investir por conta própria ou deixar lá, saque, pois o FGTS tem um rendimento de 3% ao ano, você encontrará muitos investimentos que rendem melhor que isso. Para as empresas seria mais interessante caso os consumidores realmente gastassem esse dinheiro com novos produtos e serviços!

© 2018 por Herbig®