• Herbig

Quanto preciso para começar minha empresa?

Atualizado: Jun 12

Hoje viemos falar sobre um assunto bem importante, mas que muitas vezes é deixado de lado pelo empreendedor pela ânsia de fazer o negócio acontecer, que é quanto preciso para abrir minha empresa? Nesse caso é bom segurar um pouco ela e fazer umas contas para você não precisar desembolsar uma grana maior que o planejado.


Primeiramente começamos com o planejamento financeiro, sempre começando com as vendas, seja de serviço ou produto, pois assim você verificará qual estrutura precisará para ofertar seus produtos/serviços, e os insumos. Se você não tem ideia de quanto irá vender, comece observando o mercado, estimando qual parcela dele você irá atender, ou até observar os concorrentes, lembrando de considerar as variáveis de ser novo no mercado, como será a venda do seu produto ou serviço, etc..


É interessante utilizar a técnica utilizada pelas startups que é o mínimo produto viável, ou seja, você testar o seu produto/serviço não tão perfeito ainda com um valor baixo de investimento. Outra ideia também é tentar fazer com a sua estrutura inicialmente, para serviços atender online, entender o que é importante para a entrega do produto/serviço, e o que nem tanto para você não ter um investimento inicial tão alto.


Uma vez que você tenha definido que estrutura você precisa e quais insumos para sua oferta inicial, você precisa também calcular seu capital de giro. Você estima cotando com fornecedores, mapeando os possíveis parceiros, e então você terá um orçamento com todos os valores.

Com tudo isso em mãos você já sabe de quanto precisará para abrir a empresa, colocar ela para rodar. A decisão então será quanto você colocará de capital próprio, quanto pegará de capital de terceiros.

Ok, mas com o investimento definido, outra coisa muito importante de saber é quando você terá o retorno dele.

O cálculo de quando você terá o retorno do investimento também iniciará a partir do planejamento financeiro, com ele você saberá os ganhos que terá com o seu negócio e a partir do dinheiro investido você conseguirá saber, num cálculo simples, qual será o prazo de retorno sobre o investimento. A fórmula é:

PRI = Capital aplicado / lucro líquido (de um ano)

Claro que essa é a fórmula básica, também teríamos que levar em consideração que você poderia pegar esse capital e investir em outro investimento, entender qual o risco do mercado para ter um cálculo mais preciso de quanto você está recebendo de volta investindo na sua empresa. Mas isso é tema para outro texto! ;)

E ai, você já fez essas contas?

© 2018 por Herbig®