• Herbig

Porque e como separar as suas Finanças pessoais das Finanças da sua empresa!

Atualizado: Jun 12

Nesse tempo que nós da Herbig estamos trabalhando com empreendedores, vemos

quase que em 100% dos casos um erro muuuuuuito comum: o de misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa! Essa atitude que parece inofensiva, na maioria das vezes pode ser o calcanhar de Aquiles do seu negócio.


O primeiro problema que essa atitude leva é a angústia em tentar ficar separando as

contas da sua vida pessoal daquelas da empresa na mesma conta bancária. Tudo acaba

entrando no mesmo “bolo” e complica ainda mais essa gestão do fluxo de caixa. O Segundo

problema, e para nós o mais crítico, é que você não consegue saber onde está o vilão do seu

orçamento. Se está saindo mais do que entrando, a dificuldade está no custo dos seus

produtos? Nas despesas da sua empresa? Nos seus gastos básicos pessoais? Naquelas compras supérfluas? Se não sabemos onde estão as variações não conseguimos criar estratégias para corrigir o problema e assim dar mais lucro pro nosso negócio ou mais controle pra nossa vida pessoal.


Por último queremos frisar sobre o comportamento empreendedor, misturar suas finanças pessoais com os da empresa é não profissionalizar seu negócio, não levar a sua empresa como algo sério, com procedimentos e governanças corporativas. Não importa o tamanho do seu negócio, a forma que você se comporta frente a ele é o primeiro passo para pensar num futuro de crescimento e escala.

Para você resolver esse problema, segue abaixo algumas dicas que podem te ajudar

nessa empreitada:


- Crie contas separadas e se force a só utilizar para o seu fim (conta pessoal com despesas da vida cotidiana e conta empresarial com gastos e entradas APENAS da empresa).

- Defina datas para que você retire seu Pró-labore ou retiradas da empresa, mesmo que você seja um empreendedor individual, criar essas datas vai te ajudar no fluxo de caixa da empresa, e no seu planejamento pessoal. É muito mais fácil se organizar quando você sabe a data que vai ter entradas na sua conta.

- Faça controles financeiros separados. A planilha ou a tabela que usa para controle da

empresa deve ser totalmente separada daquela que você usa para sua vida pessoal.


Enfim, são dicas simples mas que exigem muito foco e dedicação.

Compartilhe com a gente as dificuldades que vocês tem nesse quesito e outras dicas que usam para separar melhor essas áreas da sua vida!

© 2018 por Herbig®