• Herbig

Notícias que impactam seu negócio!

Atualizado: Jun 12

Lei da Liberdade Econômica

Quero que levante a mão um MEI que nunca se estressou para conseguir alvará? Daqui vejo uma legião! Quinze telas, informações desencontradas, funcionários sem muita paciência, regras definidas mas não muito claras e explicadas, essa é a situação para TODES que querem se regularizar, sim todes que têm MEI precisavam do alvará para ter seu CNPJ totalmente regularizado.

Mas você disse precisavam? Sim, desde sexta feira nosso presidente assinou a lei da liberdade econômica, um pacote de ações que pretende aquecer (e desburocratizar) a economia. Nesse pacote temos a dispensa de alvará para atividades de baixo risco, a não obrigatoriedade de registrar ponto para empresas com até 20 funcionários. O texto também separa o patrimônio dos sócios de empresas das dívidas de uma pessoa jurídica e proíbe que bens de um mesmo grupo empresarial sejam usados para quitar débitos de uma das empresas. Outros pontos que também estão inclusos são: Carteira de Trabalho eletrônica, fim do e-Social (substituição por um sistema mais simples) e a permissão de apenas uma pessoa abrir uma limitada.

Isso tudo esperando em um aumento de 7% no PIB (Produto Interno Bruto) e 4% na geração de empregos em um período de 10 a 15 anos. 

Essa lei passa a valer desde sexta mas tem o tempo e adaptação de cada município. 

Fonte: Agência Senado (https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/09/23/aprovada-pelo-senado-mp-da-liberdade-economica-agora-e-lei) http://www.economia.gov.br/central-de-conteudos/publicacoes/notas-informativas/2019/ni_mp_liberdade_economica.pdf

(aqui estou falando apenas dos fatos e do que isso nos impacta, ok? Totalmente apartidário! Sempre bom lembrar)

Sou autônomo, preciso fazer cirurgia, e agora?

Desde quando comecei a minha vida empreendedora reflito muito que você é a empresa, se você está bem a empresa está bem, mas o contrário também acontece, se você está mal a empresa por consequência também vai mal. Isso porque (além de eu acreditar na energia) você não rende tanto quando você está mal. E vou fazer a mãe chata dizendo pra você pegar o guarda chuva, e se você precisar se afastar por alguma doença/acidente inesperado, desde as doenças mais graves que precisam de afastamento total até uma operação de nariz, um apêndice, um pé quebrado?

Foi numa conversa com meu parceiro/especialista de investimentos que comecei a pensar nisso, e chegar na incrível conclusão que você também precisa de um seguro! E não, não é caro! Aqui vale fazer cotação com as mais variadas empresas de seguros (Bradesco, Mapfre, Centauro On, Mongeral, Porto Seguro, Prudential, Sulamerica). E claro você tem que fazer um cálculo do valor da sua apólice para que ela seja o valor que você precisará investir para viver dos rendimentos dos investimentos.

Como? Qual seu custo de vida por mês? Multiplique isso por 12. Agora divida isso pela rentabilidade que você acredita que conseguirá com os seus investimentos. Ficou claro? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!

Valor da Apólice = (Custo de Vida x 12 meses)/rentabilidade anual dos seus investimentos 

Queda da taxa SELIC

Vocês lembram que alguns informativos passados informei que a SELIC havia caído de 6,5% para 6%? Pois bem, o COPOM cortou mais 0,05% da taxa SELIC, e há uma intenção de chegar a 5% até o final do ano. E como disse, isso é uma manobra financeira para estimular o consumo e a produção, porque com a queda da taxa básica os empréstimos também ficam mais baratos, e com isso as empresas se sentem mais a vontade para fazer investimentos.

Empresas com mais grana, pessoas com mais grana, consumo aumenta (essa é a pretensão) com isso a inflação também aumenta. Como a inflação ainda está baixa para a meta do governo para esse ano, o Banco Central consegue fazer essa manobra baixando a taxa. Isso é mais uma medida para aquecer a economia mas quem aquece são os brasileiros que estarão com esse poder de decisão.

Temos esse post que vai te ajudar a pensar se é esse o momento de crescer e utilizar essas melhores taxas de empréstimos

Fonte: https://www.bcb.gov.br/en#!/c/copomcomunicados/16417

Por hoje é isso! Se você ficar com alguma dúvida ou quiser conversar sobre, fico à disposição :)

© 2018 por Herbig®