• Herbig

Reforma da Previdência, Economia Compartilhada e mais

Atualizado: Mai 31

Reforma da Previdência - Novas regras para aposentadoria

A reforma ainda está tramitando no governo, se transformando e sendo aprovada ou não. De fato ela é importante para o orçamento do nosso país, mas saindo da questão orçamentária do nosso país e indo para o nosso próprio orçamento. O que isso te impacta? Mudarão algumas regras para aposentadoria, teremos uma tabela onde nos aposentaríamos por pontos, somando nossa idade mais nosso tempo de contribuição. Além do tempo por idade que mudou para 62 mulheres, e continuou 65 para homens, nesse caso a pessoa se aposentaria pelo salário mínimo.  Vamos conversar aqui, para os autônomos, que contribuem através do carnê do INSS, ou também para os empreendedores em geral, que não fazem isso, vocês estão se preparando com uma Previdência Privada? As previdências funcionam como qualquer outro investimento mas elas têm o benefício do Imposto de Renda ao longo do tempo, por isso (e também pela questão que debita direto da sua conta) é interessante você contratar uma, entendendo os seus rendimentos para o banco não te passar a perna com uma previdência que não te ajude tanto.

Fonte: https://www.infomoney.com.br/colunistas/economia-e-politica-direto-ao-ponto/um-resumao-sobre-o-que-mudara-na-aposentadoria-apos-a-reforma-da-previdencia/

Economias Compartilhadas

Vi o vídeo da Nath Arcuri com o cientista Dan Ariely hoje no insta dela e algo que ele falou fez eu pensar bastante em como praticar isso mais na minha vida e também levar para as demais pessoas. Nós não falamos com os outros sobre finanças pois esse assunto é ainda um tabu para nós brasileiros, mas nós vemos quanto as pessoas gastam, ainda mais com as Mídias Sociais hoje em dia que nos da a impressão que sempre estamos fazendo menos. Então temos uma assimetria entre gastar e economizar dinheiro, assim como vemos muito sobre gastar nós gastamos muito dinheiro, e como não sabemos como economizar nós não economizamos. O fato é como tornamos a economia de dinheiro mais visível?  Na semana passada também começamos um Grupo de apoio de mulheres para falar sobre o tema Finanças para justamente fazer isso, suportar umas as outras a conseguir a independência financeira. Creio que isso pode ser aplicável a todos, fazer um grupo de amigos onde um incentive o outro, mostrando o quanto economizou, e quanto investiu para aquelas metas, e suporte nas dúvidas, nas angústias, enfim! O que acham disso?

Você sabia?

Seis em cada dez consumidores têm dificuldades para fazer o controle de ganhos e gastos mensais. (Pesquisa Realizada pelo CNDL e SPC Brasil) E você, faz parte dessa estatística? Tudo bem, como você pode ver você está junto com a maioria, e tem dificuldades pois a nossa Educação Financeira é falha mesmo! Mas como você pode mudar isso? Se de fato a sua situação não te incomoda, dificilmente você mudará! Mas te digo vale muito a pena você encontrar uma ferramenta que funcione para você e ter um planejamento e controle financeiro!  Claro que esse é um hábito que você terá que levar pro resto da vida, assim como tomar banho, você precisa encontrar o seu caminho! Mais que a minha opinião então, quero ler de vocês, o que te impede ainda de controlar seus gastos e ganhos mensais?

Por hoje é isso! Se você ficar com alguma dúvida ou quiser conversar sobre, fico à disposição :)

© 2018 por Herbig®