• Herbig

Descomplicando: Preço, Custos, Despesas, Margem de Contribuição, Resultado e Fluxo de Caixa

Atualizado: Jun 12

Deram-me uma tarefa muito difícil: explicar preço, custos, despesas, margem de contribuição e fluxo de caixa, e ainda desmitificar esses assuntos que só pelo nome parecem cabeludos.

Parecem assuntos tão longe do cotidiano, não é mesmo? Mas eles deveriam fazer parte do seu dia a dia, e até estar em cada respiração (ó que profundo). Mas por quê? Porque todos esses assuntos são o que fazem seu negócio dar lucro e se manter a longo prazo. Isso parece importante?

Sem mais delongas vamos ao que interessa, começando com os custos e despesas.

Se eu pudesse (e não só eu no caso) definir custos definiria que é tudo aquilo que está atrelado diretamente ao seu produto ou serviço, ou seja, aquele gasto que sem ele seu produto não existe. E dentro dessa categoria ainda temos fixos e variáveis, onde fixo é basicamente aquele que existe independente da sua quantidade de produção, aquele gasto que vai ter de qualquer jeito quer você queira, quer não. E então o variável é aquele que aumenta de acordo com a quantidade que você produz. Exemplos (YaY):

Em uma Doceria o custo fixo seria custo de aluguel, MEI que não depende do faturamento. Já em uma loja de roupa pode além desses também ter modelagem, custo da criação. Já em um serviço pode ser o aluguel.

Ok, já sei o que são custos, e despesas?

Tudo aquilo que não está atrelado diretamente ao seu produto mas é essencial para o seu negócio existir. Exemplos:

Na Doceria a despesa poderia ser o pagamento de um site, materiais de escritório, despesa com Marketing, despesa com cursos, a gasolina de um carro para fazer os corres, entre outras infinidades. Mas claro depende muito do negócio pois se tivermos falando de uma papelaria um caderno para venda é custo, ou um serviço que a pessoa vai até o cliente, a gasolina virá custo, entenderam?!?

Saindo um pouco da parte chata e indo para a parte que me interessa, Money!!! Ihiii!!

Preço como defini-lo? Como chegar no ideal? Como vivem? O que comem? Rsrs

Não é tão difícil assim porém vai depender do seu negócio. Claro que o preço tem que sempre cobrir sua estrutura de custos e despesas para seu negócio ser rentável, mas para saber seu preço e margem ótima requer um pouco mais trabalho. Quanto o seu concorrente faz? Quanto de valor você entrega? Quanto dele é percebido pelo seu cliente? Qual margem quero ter com o meu negócio pensando inclusive no médio/longo prazo? Essas perguntas e outras precisam ser feitas para a definição do seu preço, e ele também não é imutável e precisa ser revisto periodicamente para que você não saia do mercado ou para que não deixe de ganhar também!

Ok, defini preços, e custos, separei bonitinho, como obtenho minha margem de contribuição?

Muito simples meu pequeno gafanhoto! A Margem de contribuição nada mais é que preço menos custos variáveis, ou seja, quanto realmente o seu produto traz de contribuição para a empresa. Posterior a isso colocar o fixo para ter a margem por produto total. Simples não é?

Entendi, e o meu resultado?

Seu resultado nada mais é que a soma das suas receitas, com seus custos, suas despesas, impostos, então temos o lucro líquido (tão esperado e querido) ou prejuízo líquido (vai de ré Satanás).

Uma coisa muito importante, mais importante que o resultado é o seu fluxo de caixa que vou falar agora. Por que? Simplesmente porque com ele você vê a rentabilidade da sua empresa, a sua liquidez. Quanto de dinheiro disponível em caixa você têm?

Assim que você lista todas as suas receitas/entradas, sejam elas quais forem, quando você lista todas suas compras, despesas, investimentos, retirada dos sócios, e reduz um do outro (somado ao caixa inicial se houver) você terá o valor de saldo final disponível! Nem sempre é possível manter no azul porém tem que persistir!!

Enfim, de um maneira geral e simplificada fica aqui o que é cada um e a importância deles para sua empresa. Em posts posteriores vou explicar mais detalhado cada um! Espero que seja útil e que você termine esse texto super entendido, mas caso persista os sintomas a Herbig pode ser consultada!! OK?

Beijos de luz!

0 visualização
© 2018 por Herbig®