• Herbig

Como melhorar seu fluxo de caixa: Episódio Recebíveis

Atualizado: Jun 12

Todo mundo quer melhorar seu fluxo de caixa, não é mesmo? “Mas e como fazer isso se não consigo receber tudo à vista?” Bom se você já trabalhou nos seus prazos de recebimentos e não tem como melhorar mesmo, e se você faz parte das empresas que contam com atrasos ou faltas de recebimentos, bom esse texto é para você!

Temos algumas alternativas para os recebíveis, vamos passar por algumas delas:

1) Diversificar a forma de receber:

Receber não somente em dinheiro como também cartão, boleto, enfim têm muitas formas que ajudam tanto a pessoa a te pagar como você a receber! Parcerias com empresas de pontos, receber pelo picpay também são alternativas que podem ajudar! Essas moedas alternativas têm se tornado cada vez mais participativas nos pagamentos dos brasileiros.

2) Melhor gestão da sua carteira de inadimplência:

A inadimplência, infelizmente, é uma realidade no Brasil, porém as empresas não devem ficar reféns disso, nem deveria perder muitos cabelos com isso, pois já existem empresas qualificadas que fazem essa gestão para você!

Para facilitar o fluxo e aumentar as entradas (de valores) você também pode utilizar ferramentas de cobranças, uma empresa que temos recomendado para os nossos clientes é a Pagou Fácil, pois ela é digital, que irá automatizar as ações de cobrança, aumentando seu controle e recuperando dívidas. É uma ferramenta muito mais completa e com ela todas as cobranças ficam salvas online, de forma segura, e as atualizações são em tempo real, conforme seus clientes forem pagando!

Vale a pena estudar essa possibilidade!

3) Antecipação/venda de recebíveis:

Antecipar o recebível parece ser a solução da vida não é mesmo, mas não é e nem deve ser a solução de todos os problemas. Os bancos ou instituições que fazem a compra desses recebíveis cobram taxas para isso, pois esse recebível passará a ser uma questão deles, e eles sabem que quando você está fazendo uma operação dessa é porque você está precisando da grana então essa pode ser uma solução sim, atualizando o planejamento, para você não gerar um problema de caixa. Essa forma até mesmo a própria empresa de cartão de crédito faz para as vendas de cartão. Quando partir para essa solução vale a pena cotar com diversas instituições para comparar as taxas e encargos de cada uma, para escolher a qual mais vale a pena.

É muito importante pontuar que nessa forma tem claro a parte boa de você receber o valor descontado as taxas no dia, porém se o cliente não pagar a responsabilidade é sua, então é muito importante também estudar qual carteira de recebíveis/clientes você passará à essas instituições.


Já viu que tem muitos caminhos a seguir, não é mesmo? Esperamos ter clareado um pouco as formas de melhorar seu caixa através dos recebíveis, mas se ainda tiver alguma dúvida conta aqui para nós que te ajudaremos!

© 2018 por Herbig®