Como começar a se organizar financeiramente

Sei que falamos muito sobre o que você tem que fazer com o seu orçamento e hoje fizemos um pouco diferente, viemos aqui para te ajudar mesmo se você não tem um, ou até explicar como você pode fazer melhor, porque todo mundo tem um orçamento quer queira, quer não. Entenda:


Orçamento pessoal é o conjunto de entradas e saídas suas, e orçamento familiar é o conjunto de entradas e saídas da sua família. Como todo orçamento precisamos ficar no positivo!



A Importância de Olhar para o Dinheiro e o Planejamento Financeiro


Sabemos que nem sempre é possível ficar no positivo, inclusive é o que vemos nas pesquisas:

Seis em cada dez consumidores têm dificuldades para fazer o controle de ganhos e gastos mensais.

23% não fazem porque acreditam que só a conta de cabeça funciona, seguido por falta de disciplina, preguiça e falta de tempo

Fonte: (Pesquisa Realizada pelo CNDL e SPC Brasil)

Eu sei que não parece muito legal de primeira, mas não é para ser um martírio cuidar das suas finanças, temos que ver com o olhar de cuidado, já entendemos que o dinheiro é nossa moeda de troca, nós ganhamos ele quando ofertamos algum produto/serviço, ou seja, pela nossa força de trabalho, ou pela força de trabalho de alguém, e portanto temos que cuidar bem dele.


Quando você começa a fazer seu orçamento pode ser que você consiga controlar ele de cabeça. Depois de entender esses valores, é bem importante você se planeje também. O planejamento serve para você dar passos maiores, e conquistar o que você deseja e o controle certifica que você chegará lá.

Comece por Aqui…


Para começar a entender seu orçamento vamos listar todos os seus gastos fixos e/ou necessários para sua sobrevivência, liste cada um colocando seu valor do lado. Ex:

Aluguel 500

Luz 50

Internet 100

Supermercado (só o necessário para sua sobrevivência) 300

Gastos Fixos Total: 950

Depois liste todas as suas entradas. Ex.

Salário 2000

Na regra 50/30/20 que é bastante disseminada ~e ajuda quem quer fazer conta de cabeça~ você faz seu gasto fixo dividido pelo seu total de entradas, e isso teria que ser até 50% pois assim você teria 50% de margem de manobra caso acontecesse uma redução de salário, ou redução das suas entradas. Então você consegue manter seus compromissos e manter seu padrão.

Agora vamos para os 30%, esse seria o percentual das suas entradas que você poderia usar para os variáveis, aqui entra tudo: lazer, restaurante, ifood, roupas, acessórios, compras esporádicas etc.


Você passou de 30% não é mesmo?



Direcionando essas Porcentagens


Mas tudo bem, as regras existem para nos dar um direcionamento, e nos fazer repensar o que da para ser feito, você não precisa fazer isso do dia para a noite!


Os 20% são para você investir, começando pela Reserva de Emergência, incluindo aposentadoria, e depois estabelecendo os seus objetivos para conquistar seus sonhos materiais.


Eu sei, 20% também parece muito a primeira olhada, mas é muito importante você começar, nem que seja com 1% e depois vai aumentando até chegar nos 20%. Beleza?


Depois de fazer essa primeira análise dos seus gastos, você deve começar um planejamento. Comece pensando até o final desse ano, e depois vai pensando nos seus objetivos médio e longo prazo também, para você dividir em cada mês a quantia necessária para conquista-los.


Começando seu Planejamento Financeiro




Para você fazer esse planejamento e controle você precisa de uma ferramenta! Você tem algumas alternativas para isso:


  • Excel: eu como sou a louca do excel eu prefiro e recomendo, pois lá você tem tudo visual e em um só lugar! A Herbig fez uma planilha financeira para download gratuito para você! Tenho certeza que será muito mais divertido fazer com ela :)

  • Aplicativos: Temos vários aplicativos, desde automáticos até manuais, gratuitos e pagos. Vai de você olhar qual te agrada mais. Ex.: Olivia, Guiabolso, Mobbils, Minhas Economias, Organizze

  • Papel: Sim, se você é mais sensitiva e funciona mais com papel, tudo bem! Está perfeito também! Desde que anote tudo certinho com categorias e faça seu planejamento também. A Herbig se uniu com a Criatilha para fazer um planner financeiro com download gratuito também!


Fazendo as Pazes com a Sua Grana


Ah, o ideal é que você transforme esse momento com suas finanças em um momento prazeroso, ou em um compromisso inadiável, dependendo do que funcione mais com você!


E aí, gostou das dicas? Tem alguma dúvida?


Manda mensagem para nós, vamos adorar te ajudar!


Grande beijo!

Posts relacionados:

Como minimizar o impacto da crise no seu orçamento

Como preparar o seu orçamento para momentos de incerteza

Como atrair mais prosperidade para sua vida financeira


© 2018 por Herbig®