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Aprenda a precificar de uma vez por todas!

Atualizado: Jun 12

Bom, hoje vamos falar de uma dor muito presente na vida dos empreendedores desse nosso Brasil: precificação. É muito comum a gente ver as pessoas desesperadas querendo saber a formula mágica para chegar no preço perfeito, sentindo uma certa angústia no momento de definir o preço para seus clientes. A resposta que sempre damos é que precificar quase nunca é apenas um cálculo matemático. Claro que existem alguns métodos que podem te ajudar a calcular o preço ideal (vamos mostrar aqui!), mas é necessário entender o seu mercado, o posicionamento que você quer ter, levar em conta se seu cliente pagaria esse valor e também os valores dos seus concorrentes. O custo de fabricar uma camiseta pode ser de 2 reais ou 1.000 reais, a questão é você poderia vender uma camiseta que custa mil reais no mercado que está inserido? Se não, será necessário rever seus custos ou posicionamento.


Abaixo segue alguns passos pra te ajudar a precificar seu produto/serviço:


1- Levante todos os custos variáveis para se fazer o seu produto ou serviço:

Ex. Aula particular de inglês

Impressão de material: R$ 3,00 por aula

Custo hora aula professor: R$ 20,00 por aula

2- Levante todos os custos fixos para aquela atividade, e faça um planejamento do quando se pretende vender aquele mês, para que seja possível utilizar o método de rateio e definir seu custo unitário.


Ex. Aula de Inglês

Aluguel espaço para aula: R$ 1.000 p/ mês

Limpeza do espaço: R$ 440,00 p/ mês

Total: R$ 1.440 reais por mês

Total de aulas que planejo dar em um mês: 80 horas aula p/ mês

1.440/80 = R$ 18,00 por aula


3- Defina sua margem de lucro: sim acreditamos que aí está a maior dificuldade, aqui nesse texto abaixo tem explicando bem certinho a diferença entre Margem de lucro e Mark up, e também como fazer esse cálculo.


https://www.herbig.com.br/blog/margem-x-mark-up


Ex. Aula de Inglês

Se somarmos os custos variáveis + os custos fixos unitários teremos o seguinte valor total de custo unitário:

R$ 3,00 + R$ 20,00 + R$ 18,00 = R$ 41,00

Se foi definido que sua margem de lucro ideal é 20%, então aplica-se esse percentual sob o custo total unitário: 41 *(1+ 0,20) = R$ 49,20 Podemos arredondar por R$ 50,00.


4- Estude o mercado: Não basta só definir o seu preço, é necessário entender como ele está posicionado dentro do mercado. Como estão seus concorrentes, como está a oferta desse tipo de negócio, você possui algum diferencial? Se seu preço estiver muito mais alto que a média de mercado é necessário que você tenha algum diferencial com relação aos outros e público disposto a pagar esse preço.


Ex. Aula de Inglês

Definimos que o preço ideal pelo custo e margem de 20% de lucro seria R$ 50,00 a hora/aula.


Pesquisando um pouco a média de valores de aula particular de inglês em diferentes capitais brasileiras chegamos nesses valores:


São Paulo – 61 reais

Rio de Janeiro – 57 reais

*Curitiba – 45 reais

Belo Horizonte – 49 reais

Recife – 44 reais

Vitória – 49 reais

Porto Alegre – 51 reais

Brasília – 58 reais

Salvador – 46 reais

João Pessoa – 54 reais

Florianópolis – 48 reais

Manaus – 64 reais

Belém – 39 reais


Levando em consideração que no nosso exemplo o professor estaria na cidade de Curitiba, no qual o valor médio é R$ 45,00 a hora/aula, foi decidido manter a aula conforme nosso cálculo, de R$ 50,00, pois o professor possui ampla experiência e um método próprio que justiça o valor um pouco acima da média de mercado.



E vocês? Quais são as maiores dificuldades na horar de definir os preços! Comentem aí! Vamos adorar te ajudar mais!

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