Como grandes empresas estão respondendo a Pandemia

Segundo um artigo da McKinsey, as corporações estão respondendo à pandemia em cinco campos de ação que colocaremos abaixo, e então fizemos uma leitura do que Pequenos Negócios podem aprender com isso:


A. Proteção da força de trabalho

Infraestrutura adequada para empregados, seja com políticas nas empresas que precisam continuar sua atividades mostrando todos os cuidados que estão sendo tomados e indicando como os trabalhadores devem agir também para se manter protegidos durante o trabalho, como também dar as condições e materiais necessários para aqueles que trabalharão de casa, comunicação muito boa com múltiplo canais, mecanismos de relatórios confidenciais, construir uma fonte de informação aliada com a verdade, engajamento com as leis federais para regulamentos e as recomendações gerais dos órgãos oficiais.

Nossa leitura do que podemos trazer para os Pequenos: Ter uma comunicação aberta com seus funcionários é de extrema importância para o seu Negócio, ainda mais nesse momento. Então mostrar os seus números, mostrar as ações que você tem feito, inclusive para assegurar os trabalhos deles, e também como funciona toda a estrutura da empresa. Outro ponto importante que você pode fazer é debater ideias para novas formas de entrega do seu produto/serviço, afinal duas cabeças (ou mais) pensam melhor que uma. Dar as condições necessárias para o seu trabalhador, alternando dias de trabalho, entendendo quais atividades ele consegue exercer de casa, e dar os mecanismos para ele conseguir realizar esse trabalho. Dar um direcionamento, mas também mostrar seus receios, na minha opinião, faz fortalecer tanto a comunicação quanto a confiança. Seguir as recomendações dos órgãos oficiais que estão tratando esse assunto globalmente.


B. Estabilização da rede de Parceiros

Manter uma relação estreita com o seu fornecedor, expondo e alinhando os riscos, preparando os fornecedores para o restart, fazer a gestão das suas ordens alinhando sempre com seus parceiros, identificar quais matérias primas/produtos podem faltar, ou já estão faltando, otimizar a capacidade de produção, estimar a demanda pelos micro cenários para vendas e operação a nível de unidade de manutenção do estoque, otimizar a logística e as rotas, verificar com muita antecedência caso tenha importação de peças devido ao fechamento de portos e aeroportos.

Nossa leitura do que podemos trazer para os Pequenos: Fazer um planejamento estratégico das suas vendas pensando no cenário pessimista e otimista para você entender como se preparar a nível de estoque, alinhando isso sempre com os seus fornecedores para que eles estejam atentos, caso a sua necessidade de itens compete com outras lojas e até pessoas em casa agora (para itens de alimentação, por exemplo), verificar qual a sua necessidade de matéria prima para suprir sua demanda para antever algumas compras e não ficar sem algum item que seja de extrema importância para a sua produção. Otimizar suas rotas colocando as entregas para um dia, ou contratando um motoboy ou empresas de entregas, por exemplo, sempre alinhando com ele os riscos e dando as condições necessárias e básicas para que eles executem com segurança.


C. Engajamento do Consumidor

Transparência com o seu cliente, com boa comunicação, expondo os riscos do cenário. Disseminar a prevenção na jornada do cliente, treinar seu time de atendimento ao cliente, monitoramento de execução, comunicar os clientes das práticas do COVID 19, informar apenas os fatos através de fontes confiáveis, comunicar a situação.

Nossa leitura do que podemos trazer para os Pequenos: Ter uma comunicação transparente com o seu cliente é essencial, entender e perguntar o que eles querem ouvir, o que eles esperam de você como marca, divulgar apenas o necessário e baseado em fontes confiáveis sobre a situação, as pessoas já estão recebendo uma enxurrada de informação, então entender o real propósito do que você comunicará. Se você entrega produtos e optou por continuar de alguma forma seja apenas com a entrega delivery, comunicar todos os cuidados que estão sendo tomados. Aproveitar esse momento para ficar mais perto do seu cliente.


D. Teste do stress das suas Finanças

Definição de cenários: relevantes, através das projeções confiáveis e atualizadas da situação epidemiológica e das perspectivas econômicas, e estimar a necessidade de caixa para cada cenário.

Nossa leitura do que podemos trazer para os Pequenos: É de extrema importância a projeção de cenários desde o pessimista ao otimista para não só preparar sua estrutura como entender o quanto o Caixa aguenta e até onde não, e entender quais ações tomar para cada cenário. Entender o que da para você cortar, diminuir, postergar de gastos, qual sua capacidade de gerar mais caixa com o que você tem, e quais serão as medidas Financeiras para caso o seu caixa se esgote (sempre bom lembrar que se a decisão for empréstimo entender também qual será sua capacidade de paga lo, para não entrar na bola de neve).


E. Integração do Sistema Nervoso

Mapa e gerenciamento de problemas: ter uma fonte central confiável de resoluções de problemas, aproveitando os recursos do pico quando necessário. Portfólio de ações com gatilhos desenhados para todos os processos. Alinhamento da liderança, exercícios para debate de ideias.

Nossa leitura do que podemos trazer para os Pequenos: Discussão e alinhamento com as lideranças da empresa para um direcionamento único de resposta e ações. Encontrar sua Rede de Apoio com outros Pequenos Negócios para trocar as medidas que estão sendo tomadas, quais funcionam e quais não, até para saber direcionar se você for a única liderança na sua empresa. Pensar em quais situações podem surgir disso para você desenhar ações e estar preparada quanto empresa para responder.


A verdade é que não existe uma fórmula certa para passar por essa Crise, e que situações como essa, que são muito difíceis de prever, tiram as empresas do lugar que elas estavam acostumados a estar, da aquele chacoalhão que perdemos até o rumo, mas é uma grande oportunidade de criar medidas inovadoras, que você nunca pensou em testar, ou planos que estavam engavetados, que poderão seguir para depois desse momento como uma oportunidade de aumentar um canal, ou produto, ou até um novo modelo de Negócio.


Como o seu Negócio está se Reinventando nesse momento? Existe algo que podemos fazer por você?



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