7 dicas para ser mais produtivo

Atualizado: Jun 12


Oláa Galera da Herbig!!!

Se você sofre por não conseguir ser tão produtivo quanto gostaria, calma que nós vamos te ajudar! Mas primeiro, vamos deixar de lado algumas ideias que podem estar te atrapalhando quando o assunto é produtividade. Ser produtivo está muito mais ligado ao nível do trabalho que você estrega do que à quantidade de coisas que você faz em um único dia. Já esqueça esse mito de que uma pessoa produtiva é aquela que consegue fazer 50 tarefas em um dia e que faz três coisas ao mesmo tempo. Segundo uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres, fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo pode diminuir nossa produtividade em até 40%. Isso não é nada produtivo, certo?

Por isso, hoje trouxemos algumas dicas para que você seja mais produtivo no seu dia a dia, o que vai te ajudar a concluir suas tarefas de forma mais rápida e completa e ainda vai te ajudar a cuidar da sua saúde mental.

1. Faça listas

Já falamos muito por aqui da importância de fazer listas e ter uma agenda ou planner. Mas essa não poderia deixar de ser a primeira dica. Liste tudo que você precisa fazer e deixe um caderno ou uma aba com uma lista de tarefas sempre por perto. Assim, ao lembrar de algo que você precisa fazer, anote logo e tire aquilo da sua mente. Dessa forma você não fica se preocupando se vai esquecer de alguma tarefa.

2. Priorize

Da lista de tarefas que você fez, priorize as mais importantes e urgentes. O que não for, planeje para fazer nos próximos dias. Mas faça no dia apenas o que for mais importante e foque nisso. Pense sempre: qual a tarefa mais importante do seu dia? Aquela que não pode ser deixada para amanhã de jeito nenhum? É nessa terefa que você deve focar. Além disso, faça pequenas tarefas, que não levam nem 5 minutos, na hora que lembrar (contanto que você não esteja realizando uma tarefa grande). Com isso, você já diminui muito sua lista de tarefas e começa a perceber que, aquele monte de tarefas que você estava postergando, na verdade são todas tão pequenas que em 30 minutos você consegue resolver tudo!

3. Acabe com o modo multitarefas

Como o estudo que comentamos já pontuou, ser multitarefas não é a melhor forma de ser produtivo. Ao fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, você deixa de prestar atenção aos detalhes, o que acarretará em erros e no fim, ter que refazer uma tarefa por um erro simples. Ao focar em apenas uma atividade de cada vez, você coloca toda a sua atenção e cuidado só nela, tornando o resultado final completo, pois você teve tempo de fazer, revisar e concluir a tarefa.

4. Reserve um tempo para sua tarefa

Precisa estudar para uma prova, desenvolver um projeto ou escrever um texto e fica procrastinando isso ou nunca sobra tempo para ele? Então está na hora de agendar um tempo específico na sua agenda. Confira um dia que você tenha pelo menos uma hora livre e agenda essa tarefa, como se fosse um compromisso. Assim, quando chegar na hora, você deverá fazer só aquilo. Isso vai ajudar a parar e realizar só aquela tarefa no período de tempo estipulado.

5. Use técnicas de gestão de tempo

A técnica mais famosa para isso é o Método Pomodoro. Ele consiste em dividir suas tarefas em blocos de tempo. Por exemplo, você começa a estudar e faz isso sem parar durante 25 minutos. Após esse tempo, você descansa 5 minutos e depois retorna para mais 25 minutos de estudo e assim suscessivamente. Pode ser que ao chegar no final do bloco de tempo de estudo, você perceba que está rendendo e não quer parar ainda, e tudo bem. Mas é importante fazer uma pausa para não tornar a tarefa algo exaustivo. A quantidade de tempo focado na tarefa vai depender do seu ritmo.

6. Método Kanban

O Método Kanban foi desenvolvido em empresas japonesas em 1970. É um método mais simples, mas que contribui para a coordenação de produção e demanda de tarefas.  O Kanban consiste em ter três blocos de desenvolvimento de tarefas: ‘a fazer’, ‘em desenvolvimento’ e ‘realizado’. Dentro de cada bloco é inserida a tarefa, sua descrição, prazo para finalização e a pessoa responsável. Quando cada parte da tarefa é realizada, essas informações vão mudando de quadro. O Trello utiliza o método Kanban como base de organização e produtividade e você pode conhecer melhor a ferramenta no post da Ferramenta da Semana.

7.Seja mais produtivo com o Forest.

Se você se distrai muito fácil com o celular ou fica abrindo páginas aleatórias na internet, o app Forest pode te ajudar. O aplicativo funciona como um gestor de tempo. Nele, você escolhe um tipo de árvore que vai crescer no tempo em que você estipula para realizar uma tarefa específica. E quando a árvore começa a crescer, ou seja, quando o tempo que você estipulou para focar começa a rodar, você não pode mais sair da página do app, se não sua árvore morre. E ninguém aqui quer matar uma árvore, certo? É um estilo mais lúdico, mas que pode te ajudar a não ficar conferindo mensagens e notificações enquanto realiza suas tarefas. No app você ainda pode colocar tags para descrever no que estava trabalhando e depois conferir o gráfico para saber quanto tempo você está levando para realizar suas tarefas. 

Você também pode utilizar o Método Pomodoro com o Forest App.


Imagem: Forest App

A parte mais legal do aplicativo é que, toda vez que você planta uma árvore, você ganha pontos que depois podem ser trocados pelo plantio de uma árvore real pelo projeto Trees for the Future.

Muito além de seguir nossas dicas, uma coisa que vai te ajudar a ser mais produtivo é ter um compromisso com você mesmo e ter sempre em mente que postergar e não realizar uma tarefa na hora só vai te trazer dor de cabeça no futuro, pois as tarefas vão virar uma bola de neve.

Agora nos conte, você tem algum hábito ou app que te ajudam a ser mais produtivo? Conta pra gente nos comentários que vamos adorar conhecer!

Para acompanhar essa e várias outras dicas nos siga pelas redes sociais Insta @criatilha e blog http://www.criatilha.com.br/ !!

0 visualização
© 2018 por Herbig®