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6 perguntas que você precisa responder para começar o planejamento financeiro da sua empresa

Você está a caminho de levantar voo com a sua empresa mas ainda não fez seu planejamento financeiro? Cuidado para o avião não cair antes de sair da pista! Vem com a gente no post de hoje que vamos te indicar as 6 perguntas que você precisa responder antes de começar o planejamento financeiro da sua empresa.


1 - Preciso mesmo fazer um planejamento financeiro?


Sim. Por que? Bem, vou utilizar como comparação o voo de um avião, para um avião voar ele precisa saber:

  • quantas pessoas vai levar;

  • se a estrutura comporta essas pessoas;

  • se a equipe está apta a prestar o serviço;

  • quais são as condições climáticas;

  • qual trajeto ele vai fazer;

  • em quanto tempo ele vai fazer a viagem;

  • para qual direção ele vai.

Tudo isso para fazer um vôo no qual os clientes fiquem satisfeitos, que seja de menor custo, que traga retorno (onde a receita seja maior que os gastos) e todo esse estudo prévio não significa que o trajeto vai ser executado como planejado, pode vir uma tempestade, sendo necessário uma mudança de rota e então precisará da expertise da equipe para se adaptar a mudança da forma mais eficaz que conseguir, muito provavelmente através do direcionamento do plano b.




Com o planejamento financeiro é a mesma coisa, mas as perguntas que você precisa responder são um pouco diferentes. Vamos ver quais são elas:


2 - Quanto você planeja vender?


No planejamento financeiro começamos pelas vendas, quantas unidades você projeta vender no período proposto. Caso seja serviço quantas horas você projeta ou quantos projetos, por exemplo.


É claro que para projetar as vendas você terá que fazer uma análise do seu mercado, qual fatia você pretende atender, com quais ações, qual é o histórico (quanto você já atendeu ou vendeu nos meses passados) para não projetar algo muito fora! Explicando um pouco melhor: você pesquisa qual o tamanho do mercado (Google mesmo, IBGE, pesquisas de fontes confiáveis!) e define qual parcela você vai atingir, seja conservador. Às vezes até um estudo antropológico pode te ajudar, só que para isso você precisará de um antropólogo.


Outro remark importante é que se você novo no mercado você pode começar entendendo quanto os concorrentes faturam/vendem, para ter uma base de projeção.


Lembrando também que se você projeta um aumento de vendas é preciso entender o que você vai precisar para atender essa demanda, o que me leva ao passo 2.


3 - Qual a sua estrutura?


Para atender as vendas que você está projetando você pode precisar de um lugar, de pessoas com expertise, luz, internet, então você precisa fazer uma cotação com todos esses fornecedores para entender quais são os valores, qual a previsão de entrega, qual o prazo de pagamento, todas essas variáveis influenciarão no seu fluxo de caixa, em quanto tempo você precisará de capital de giro, e inclusive, quando você terá seu produto/serviço disponível para a venda.


4 - Quais são seus gastos?


Além da estrutura você precisa saber quanto vai custar para você fabricar o seu produto, ou quanto te custará para seu serviço acontecer, e quando você é a pessoa responsável por seu serviço acontecer você também é um custo para empresa!


Custo é tudo aquilo que está atrelado diretamente ao seu produto ou serviço, e que se você tirá-lo você não terá mais seu produto ou serviço entregue da mesma forma.


Além dessa definição, também temos que entender quais são os custos fixos e quais são os variáveis, pois os fixos existirão mesmo se você não produzir ou vender nada, então é muito importante estar no seu planejamento.


Outro ponto importante de ser orçado são os outros gastos que não são cruciais para seu produto ou serviço existir porém são necessários para a empresa acontecer. Como comissão de vendas, assinaturas de softwares, licenças, ou domínios, entre outras dependendo do seu negócio. Tudo isso precisa estar na ponta do lápis. Explicamos melhor essa divisão nesse outro texto sobre Custos, Despesas, Fixos, Variáveis!


5 - Qual será seu preço?


Com todo o orçamento de estrutura, custos e despesas, você pode mensurar seu preço baseado em um percentual de margem que faz sentido para empresa viver de forma saudável, para pagar o capital investido, e para reinvestir na própria empresa. Mas além de entender a margem ou markup desejado você também precisa estudar o mercado, a concorrência, o seu posicionamento, quanto de inovação ou diferenciação você traz para o cliente, para também balizar seu preço de uma forma correta e assim também entender qual a fatia de mercado você vai atender. Caso você queira entender mais sobre precificação, entre em mais detalhes no texto: Aprenda a precificar!

6 - Quais são os possíveis cenários que você pode enfrentar?


Como não temos bola de cristal será impossível você acertar 100% do planejamento, para poder se balizar melhor você pode projetar cenários para assim, quando começar a caminhar, entender para qual cenário está indo! Eu acabo sendo bem conservadora com os custos em todos os cenários, e vou pensando nas vendas para entender quais são as possibilidades.


Assim, com os cenários possíveis desenhados, já pode começar a pensar nas ações possíveis para alcançar cada um, e também nas ações necessárias caso saia de um cenário para o outro. Com tudo isso você tem um plano de voo!


Mas claro, como colocamos, podem acontecer tempestades ou condições externas que fogem do seu controle, aí então entra o comportamento empreendedor e a gestão para saber diminuir os impactos e se reinventar nas adversidades, mas com a tranquilidade de uma reserva para ter esse tempo de adaptação.


Outro ponto importante é praticar com o time sempre o exercício de administrar os recursos da melhor maneira, independente se está no orçamento ou não, pois o planejamento está ali como um Norte para trabalharmos da melhor forma, e não como uma zona de conforto também.


E aí, já fez o seu planejamento financeiro? Tem alguma dúvida? Fala para nós!


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